Teresa Cristina revive ‘Verbos do amor’ em tributo feminino a João Donato que tem Mônica Salmaso em ‘Lugar comum’


Gravação de ‘Bananeira’ com a cantora Luedji Luna sai em single que antecipa a edição do álbum previsto para ser lançado em 30 de janeiro. Teresa Cristina é uma das nove cantoras que se alternam nas gravações das oito músicas do álbum ‘Elas cantam Donato’
Reprodução / Facebook Teresa Cristina
♫ NOTÍCIA
♪ Álbum idealizado por Regina Oreiro para festejar os 90 anos que João Donato (17 de agosto de 1934 – 17 de julho de 2023) teria completado em 2024, o tributo feminino Elas cantam Donato chega ao mercado fonográfico em 30 de janeiro.
Nove cantoras se alternam nos registros de oito músicas de autoria do compositor, pianista e arranjador acreano que injetou latinidade na bossa brasileira em cancioneiro pautado pela leveza e amplificado nas vozes de cantoras como Angela Ro Ro, Gal Costa (1945 – 2022), Joyce Moreno, Nara Leão (1942 – 1989), Tulipa Ruiz e Zizi Possi.
Parceria de Donato com Abel Silva lançada na voz de Gal no álbum Minha voz (1982), Verbos do amor ganha registro de Teresa Cristina no álbum Elas cantam Donato. Já Mônica Salmaso canta Lugar comum (1974), parceria de Donato com Gilberto Gil apresentada por Gil em disco ao vivo.
Outra parceria de Donato e Gil, Bananeira (1975) ressurge na voz de Luedji Luna em gravação feita com produção musical, arranjo e piano elétrico (Rhodes) de Itamar Assiere. Bananeira chega antes do álbum em single programado para quinta-feira, 9 de janeiro.
O elenco do tributo Elas cantam Donato também inclui Joyce Moreno, Mart’nália, Simone, Tulipa Ruiz, Wanda Sá e Zélia Duncan. Joyce e Wanda Sá se unem nos tons de Azul royal (2022), música mais recente do repertório, tendo sido composta por Donato com Maurício Pereira e lançada há três anos por Donato no álbum Serotonina (2022).
Mart’nália cai no suingue de Sambou, sambou (1964), parceria de Donato com João Mello. Com arranjo de Marcos Valle, Simone gravou o bolero Não sei como foi (2002), parceria de Donato com o irmão Lysias Ênio.
Tulipa Ruiz é a intérprete de Naturalmente (1975), parceria do compositor com Caetano Veloso. Outra música de Caetano com Donato, Surpresa, será ouvida na voz de Zélia Duncan.
Regina Oreiro assina a produção do álbum Elas cantam Donato em parceria com a jornalista e gestora cultural Ivone Belém, viúva do artista. O álbum foi gravado no estúdio da gravadora Biscoito Fino, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
Capa do single ‘Bananeira’, de Luedji Luna
Henrique Falci com arte de Liene Rosa
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.