Municípios do noroeste paulista realizam ações para tentar reduzir casos de dengue


São José do Rio Preto (SP) entrou em estado de emergência. Votuporanga é a cidade que mais registrou mortes pela doença em 2024. Em Glicério (SP), prefeitura decretou situação de emergência. Prefeitura de Rio Preto faz mutirão de limpeza para combater focos do Aedes aegypti
No início de 2025, São José do Rio Preto (SP) e outras cidades do noroeste paulista realizam ações junto à população para tentar reduzir o aumento de casos positivos de dengue.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Em Rio Preto, o prefeito Fábio Candido (PL) decretou, na sexta-feira (3), estado de emergência no município por conta da doença. Como medida para conter a alta nos casos, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade irão funcionar em horário estendido, ou seja, até as 22h.
Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue
Reprodução/RBS TV
Além disso, um mutirão de limpeza em áreas com maior incidência de casos foi realizado nesta segunda-feira (6). O foco está nos bairros São Francisco, Gabriela e Eldorado. Nebulizações serão realizadas a partir do dia 13 de janeiro.
Votuporanga
Em 2024, a cidade com maior número de mortes por dengue na região foi Votuporanga (SP).
Votuporanga fecha 2024 como a cidade com mais mortes por dengue na região
Para evitar que a situação se repita, a Secretaria Municipal de Saúde programou ações de combate à doença, sendo que, uma das opções, é a volta de um ambulatório de atendimento especializado para a dengue.
Mutirões de limpeza junto com nebulizações também estão sendo realizados em áreas da cidade consideradas críticas.
Glicério
Glicério (SP) registrou 24 confirmações nos seis primeiros dias de 2025, um terço do casos registrados em 2024. Diante disso, a prefeitura decretou situação de emergência nesta segunda-feira (6).
Glicério intensifica ações contra a dengue após alta nos casos positivos
Com base no documento assinado pelo prefeito Hairton Carvalho Oliveira (PDS), devido à situação, fica permitida a contratação de novos funcionários para auxiliar no combate à doença e não é necessário realizar licitação para executar medidas emergenciais.
No últimos doze meses, foram registrados 84 casos positivos no município, o que preocupou as autoridades de saúde. Durante o primeiro fim de semana de 2025, foram realizadas ações de nebulização nos imóveis.
Os agentes comunitários de saúde também realizam ações de orientação e conscientização entre a população.

Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.