Vulcão que resfriou a Terra é descoberto após quase 200 anos

O vulcão Zavaritskii gerou uma caldeira de três quilômetros de larguraReprodução/Oleg Dirksen via CNN

Um vulcão que entrou em erupção em 1831 e esfriou o clima da Terra em 1ºC foi identificado no noroeste do Oceano Pacífico, depois de 194 anos. A descoberta foi relatada ao periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

A erupção, considerada um dos fenômenos mais poderosos do século 19, expeliu tanto dióxido de enxofre na estratosfera que as temperaturas médias anuais do Hemisfério Norte caíram cerca de 1ºC. Isso aconteceu no fim da chamada “Pequena Era do Gelo”.

Descoberta

Os estudos indicavam o ano da erupção, mas até a recente descoberta o local era desconhecido. Os pesquisadores encontraram o local exato do vulcão ao coletar amostras de núcleos de gelo na Groenlândia e analisarem isótopos de enxofre, cinzas e fragmentos de vidro vulcânico depositados entre 1831 e 1834.

Para chegarem à descoberta, os cientistas utilizaram geoquímica, datação radioativa e modelagem computacional no mapeamento do trajeto que essas partículas fizeram. Com isso, conseguiram associar a erupção de 1831 a um vulcão insular no noroeste do Pacífico.

O vulcão misterioso é o Zavaritskii, que fica na Ilha Simushir e faz parte do arquipélago das Ilhas Curilas, território disputado entre Rússia e Japão. A última erupção conhecida do vulcão até então havia sido registrada em 800 a.C.

Vulcão fica em área remota

A ilha onde o vulcão está localizado é um canto desabitado e remoto do planeta. Os únicos históricos são um punhado de diários de navios que passavam por essas ilhas a cada poucos anos, de acordo com o Dr. William Hutchinson, principal autor do estudo.

Os pesquisadores explicaram que as poucas informações de atividade do Zavaritskii no século 19 fizeram com que as suspeitas se concentrassem na região das Filipinas, por exemplo, mais próximo da Linha do Equador.

“O momento no laboratório analisando as duas cinzas juntas, uma do vulcão e uma do núcleo de gelo, foi um verdadeiro momento eureca. Ainda estou surpreso que uma erupção desse tamanho não tenha sido relatada”, afirmou Hutchinson.

Pequena “Era do Gelo”

Além de Zavaritskii, outros três vulcões entraram em erupção entre 1808 e 1835. Isso marcou o declínio da chamada Pequena Era do Gelo, um período de anomalia climática que teve início em 1400 e acabou em 1850.

Três de quatro erupções já foram identificadas. De acordo com as pesquisas, foram descobertos o Zavaritskii, que entrou em erupção em 1831; Monte Tambora, na Indonésia em 1815; e Coseguina, na Nicarágua em 1835. 

Os pesquisadores ainda relatam que muitos vulcões estão como de Zavaritskii: isolados e mal monitorados. Isso torna mais difícil prever quando e onde próximas erupções de grande magnitude podem acontecer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.