Mulher cria ‘sebo viajante’ usando mala para transportar livros em Itapetininga: ‘Tornar acessível a todos’


Maria Gabriela Moura, de 35 anos, começou o projeto ‘Viaje com os livros’ em 2016. Em 2024 ela inaugurou sua banca de livros na região central de Itapetininga (SP). Maria Gabriela Moura, de 35 anos, cria ‘sebo viajante’ em Itapetininga (SP)
Arquivo Pessoal/Maria Gabriela
Uma mala, paixão pela leitura e a vontade de compartilhar a magia dos livros. A soma destes três fatores levou Maria Gabriela Moura, de 35 anos, a criar o sebo “Viaje com os livros”, que desde 2016 reúne obras literárias que são doadas ou pagas quando o leitor puder.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
O sebo foi criado em 2016 após um evento em Itapetininga (SP), onde Maria levou os livros dentro de uma mala. A “banca” de livros na região central foi inaugurada em 2024 após a moradora sentir falta de sebos no município.
Inicialmente, o projeto era somente de doação de livros. Depois, passou a ser uma espécie de “pague quando puder” para cobrir os custos dos eventos que participava. Em um ano, o projeto cresceu e ela passou a ser procurada para vender seus livros. Assim, deu início ao sebo.
🧳’Mala viajante’
A mala com os livros já passou por diversas cidades da região de Itapetininga e Sorocaba. Gabriela participa de festivais de música, feiras e também visita escolas para contar como funciona o sebo e levar doações para crianças.
“O objetivo é tornar o livro acessível a todos, livros baratos e de qualidade. Eu procuro ajudar bibliotecas comunitárias, escolas e projetos de incentivo à leitura. Na banca tem livros à venda por apenas R$ 2”, conta.
Maria Gabriela usa uma mala para transportar livros e cria sebo ‘Viaje com os livros’
Arquivo Pessoal/Maria Gabriela
Nas redes sociais, a “livreira” compartilha com os seguidores as edições que estão disponíveis para compra, assim como os eventos que irá participar. Ela também possui uma loja online, pela qual já chegou a enviar os livros para diversos estados, como Rio de Janeiro, Recife, Minas Gerais e Mato Grosso.
“Eu faço uma triagem com os livros. Higienizo e separo pelos gêneros literários. Os valores vão conforme o estado de conservação e a raridade do livro”, explica.
Há cinco anos, Gabriela tentou alugar uma banca para expandir o sebo, mas não conseguiu. Em 2024, ela conseguiu realizar o sonho. A banca fica na Praça do Rosário, no Centro de Itapetininga. Para ela, a banca tem sido a experiência de viver um sonho, pois é possível ter uma interação maior com as pessoas que vão até o local.
“São muitas pessoas que passam para conversar ali, elas me contam sobre o que já leram, batem um papo mesmo comigo”, relata.
Atualmente, Maria Gabriela está buscando criar um clube de leitura na praça para promover a cultura literária em espaços públicos. Em 2021, ela foi contemplada pela Lei Aldir Blanc com o projeto “Hora do Conto: Uma Viagem ao Mundo da Imaginação”. No ano passado, participou do projeto “Expedição literária”, com contação de histórias, oficinas para crianças e doação de livros.
Em 2024 inaugurou uma banca usada como sebo no Centro de Itapetininga (SP)
Arquivo Pessoal/Maria Gabriela
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.