Acontece neste domingo (5) uma das premiações mais aguardadas de Hollywood. A cerimônia do Globo de Ouro deste ano conta com um filme brasileiro entre os indicados. “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres e com direção de Walter Salles concorre nas categorias de “Melhor Filme de Língua Não-Inglesa” e “Melhor Atriz de Drama”.
A premiação acontece em Los Angeles, nos Estados Unidos, e será transmitida pela TV fechada (TNT e Max). A cerimônia inicia às 22h, pelo horário de Brasília.
Além de “Ainda Estou Aqui”, outros filmes nacionais fizeram história ao serem indicados ao Globo de Ouro. O país voltou ter uma produção indicada com a obra que retrata a história da família Paiva durante a ditadura militar.
Confira quais brasileiros já foram indicados ao Globo de Ouro
A atriz Fernanda Torres pode fazer história como a primeira brasileira a vencer um prêmio no Globo de Ouro por sua atuação em “Ainda Estou Aqui”.
Esta é a segunda indicação de uma atriz brasileira na categoria de Melhor Atriz, a primeira foi de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada pela performance em Central do Brasil (1998).
Além da mãe e filha, Sonia Braga está na lista de brasileiros com indicações no Globo de Ouro. Ela possui no currículo três indicações, duas de Melhor Atriz Coadjuvante por O Beijo da Mulher-Aranha (1986) e Luar sobre Parador (1989), e uma por Melhor Atriz em Filme para TV ou Minissérie por Amazônia em Chamas (1995).
Daniel Benzali foi indicado em 1996 pela série Murder One e Wagner Moura em 2016, por seu trabalho como Pablo Escobar na renomada série Narcos.
Filmes brasileiros já indicados ao Globo de Ouro
- Dona Flor e seus Dois Maridos: representou o Brasil na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, em 1979;
- Pixote: A Lei do Mais Fraco: concorreu na categoria de melhor filme estrangeiro, em 1982;
- Central do Brasil: vencedor do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, em 1999;
- Cidade de Deus: disputou a categoria de melhor filme estrangeiro, em 2002.
Sinopse de “Ainda Estou Aqui”
No início da década de 1970, o Brasil enfrenta o endurecimento da ditadura militar. No Rio de Janeiro, a família Paiva – Rubens, Eunice e seus cinco filhos – vive à beira da praia em uma casa de portas abertas para os amigos. Um dia, Rubens Paiva é levado por militares à paisana e desaparece. Eunice – cuja busca pela verdade sobre o destino de seu marido se estenderia por décadas – é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.