Marcas famosas de chá de saquinho estão contaminadas com plástico

Um estudo desenvolvido pela PlasticHeal trouxe à tona uma descoberta alarmante: saquinhos de chá comerciais à base de polímeros liberam milhões de partículas de nanoplásticos e microplásticos (MNPLs) durante o preparo da infusão.

Imagem ilustrativa de saquinho de chá

Imagem ilustrativa de saquinho de chá – Foto: Pixabay

A pesquisa revelou, pela primeira vez, a capacidade dessas partículas de serem absorvidas pelas células intestinais humanas, podendo até ser transferidas para o sangue e se espalharem pelo corpo, gerando preocupações sobre os impactos à saúde.

A poluição por resíduos plásticos tem se mostrado um problema ambiental crescente. As embalagens de alimentos, especialmente os saquinhos de chá, são uma fonte significativa desse problema.

Saquinhos de chá: inofensivos ou perigosos?

O estudo, realizado pelo Grupo de Mutagênese do Departamento de Genética e Microbiologia da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB), analisou diferentes tipos de saquinhos de chá disponíveis no mercado.

Os pesquisadores descobriram que, ao serem mergulhados em água quente, esses saquinhos de chá liberam grandes quantidades de partículas de plástico nanométrico, o que representa uma fonte significativa de exposição aos MNPLs.

Próximos passos da pesquisa sobre saquinhos de chá

O estudo sublinha a necessidade urgente de mais pesquisas para avaliar os impactos da exposição contínua a microplásticos e nanoplásticos na saúde humana com os chás em saquinho.

Com a crescente preocupação sobre a poluição por plásticos e os riscos associados a esses contaminantes, as descobertas feitas por esse estudo indicam que é essencial explorar os efeitos a longo prazo dessa exposição.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.