Com as cozinhas cada vez mais equipadas com eletrodomésticos modernos que, apesar de facilitarem o dia a dia, ocupam grandes espaços nas bancadas e armários, problemas de armazenamento continuam gerando estresse nas casas. Para solucionar essa questão, uma solução antiga, mas eficaz, vem ganhando força: a despensa.
Despensa é a nova aposta para as cozinhas
Comum nas casas de campo, a despensa tem se tornado um elemento altamente desejado nas cozinhas modernas. “Uma vez que o cliente começa a usar a despensa no seu dia a dia, ele valoriza e agradece a sugestão. A maioria reconhece que o gasto extra vale a pena”, afirma a arquiteta Ana Andrés, do escritório La Reina Obrera, em entrevista à revista espanhola Interiores.
A evolução da despensa está diretamente relacionada à mudança no comportamento dos consumidores e à forma como a cozinha é vista hoje. Também, além do apelo nostálgico, a despensa sai de um lugar quase esquecido, utilizado apenas para guardar alimentos frescos, para ser projetada de forma mais cuidadosa e funcional, integrando estética e praticidade.
Hoje, a despensa pode ser tanto um espaço independente quanto um armário embutido, sendo, muitas vezes, maior que os outros armários da cozinha. No entanto, a sua inclusão no projeto de uma cozinha moderna vai além da simples organização dos alimentos. Ana destaca que a despensa deve ser projetada com materiais e cores que se integram no restante do ambiente. “A iluminação também é essencial, pois facilita a localização dos alimentos, tornando o espaço ainda mais funcional”, explica.
Em relação à organização interna da despensa, a arquiteta destaca que, para tornar o armazenamento mais eficiente, os móveis devem ter prateleiras e gavetas de fácil acesso. “Armários com fundos de cerca de 40 centímetros são ideais, pois permitem que os alimentos fiquem visíveis e, na hora de cozinhar, seja possível ver de imediato o que falta, facilitando a organização”, sugere.
Além disso, áreas mais altas e de difícil acesso podem ser destinadas ao armazenamento de itens com prazos de validade mais longos ou eletrodomésticos de uso menos frequente. Em casas grandes, as despensas podem ser feitas com prateleiras abertas, buscando praticidade no uso.
Essa solução oferece mais do que apenas armazenamento, ela também otimiza o tempo, já que torna o processo de preparação das refeições mais rápido e a cozinha mais organizada com menos esforço. “A despensa economiza tempo, pois tudo fica mais acessível e fácil de organizar”, conclui a arquiteta.