A queda de cabelo é um fenômeno comum e natural com a perda diária de 40 a 100 fios, que são regenerados quase que imediatamente.
Com o passar dos anos, especialmente na velhice, muitas pessoas podem começar a apresentar calvície.
No complexo processo de regeneração de cabelo, cada fio tem uma vida útil de 2 a 6 anos, e ainda passa por vários estágios que compõem o ciclo de vida: crescimento, estagnação e queda.
Mas você sabe como ocorre a queda de cabelo?
Com uma média de cerca de cem mil fios no couro cabeludo de uma pessoa, estima-se entre 50 e 150 fios sejam perdidos todos os dias.
Esse número pode variar, uma vez que a queda sazonal tem uma influência variável. Devido a esses fatores, prever precisamente o número diariamente perdido torna-se uma tarefa impossível.
Um teste simples envolve puxar o cabelo suavemente. Se mais de dois ou três fios se soltarem, a queda pode ser mais grave do que o normal.
Por que o cabelo cai mais no outono e no inverno?
Em estações do ano como outono e inverno, é comum ocorrer uma queda temporária, ou seja, um fenômeno chamado queda de cabelo sazonal.
O processo está relacionado com o ciclo anual, onde a maioria dos folículos está na fase de crescimento e é seguido pela fase de repouso (telógena), que causa a queda de cabelo.
Quais são os motivos para a queda?
Um fenômeno que transcende o envelhecimento e a genética é a alopecia, que tem na conversão de testosterona diidrotestosterona (DHT) uma de suas principais causas, especialmente na população masculina.
A transformação dos hormônios enfraquece os folículos capilares levando à queda de cabelo. As raízes desse problema não se limitam apenas a fatores genéticos e cronológicos.
Uma dita inadequada, práticas de higiene capilar que não funcionam, altos níveis de estresse e uso excessivo de produtos capilares também contribuem para a lista de culpados.
Fatores como estresse, dita e distúrbios hormonais podem agravar a queda, o que torna importante prestar atenção à saúde geral.
Por outro lado, tratamentos como o minoxidil e a terapia a laser têm se mostrado eficazes para estimular o crescimento em alguns casos.