VÍDEO: Mulher de São Carlos interpreta música em libras para marido surdo e viraliza nas redes sociais


Gravação foi feita por bartender de bar e alcançou mais de 500 mil visualizações. Mulher é filmada traduzindo música para marido surdo e vídeo viraliza em São Carlos
O vídeo de um casal em um barzinho de São Carlos (SP) viralizou nas redes sociais. A enfermeira Dayane Campos e o instrutor de libras Renato Mendes de Oliveira foram flagrados curtindo a noite de um jeito bem diferente, quando ela traduzia e interpretava uma canção em libras para o companheiro que é surdo.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
A música em questão era o clássico “Pais e Filhos” da banda Legião Urbana, que tem uma letra extensa e bem emocionada.
O vídeo viralizou e já tem mais de 500 mil visualizações e mais de 100 mil curtidas, e os números não param de subir. Em um perfil famoso com mais de 12 milhões de seguidores, ele tem mais de 2.700 comentários.
“Eu não esperava que fosse viralizar o vídeo porque é uma coisa corriqueira e normal no nosso dia a dia. Sempre eu interpreto nos lugares que vamos, barzinhos, a gente filma, posta. Mas nunca imagina que fosse viralizar assim, estou surpresa, não é só em uma rede social, são em várias. E tem muito comentários legais também”, contou Dayane.
Comunicação do casal é pela língua de sinais. Eles frequentam vários bares em São Carlos
Renan Cocinelo/EPTV
Inclusão e empatia
O vídeo foi gravado pela bartender Jéssica Gomes, que se encantou com a interpretação da enfermeira. Para ela, o mais importante é dar visibilidade para à comunidade surda.
“Achei muito importante, não para mim, mas para eles que estão nessa caminhada há muito tempo, é uma comunidade (surda) que acaba sendo esquecida e se você ganha visibilidade num assunto você acaba conseguindo ajudar muitas outras pessoas e não só uma em específico”, contou Jéssica.
A bartender Jéssica Gomes flagrou a cena no bar que trabalha há 4 anos em São Carlos
Renan Cocinelo/EPTV
Dayane reforçou que a disseminação e inclusão é muito positiva, porém o caminho ainda é longo.
“O que para nós é importante é a disseminação na língua de sinais então essa devolutiva positiva e carinho que tivemos de apoio foi muito importante. Ainda é um grãozinho que foi plantado para ajudar as pessoas surdas, e que a partir daí mais pessoas tenham empatia”, disse.
LEIA TAMBÉM
INCLUSÃO: Mãe encontra no rock um caminho para integrar o filho com autismo: ‘Lá ele pode ser quem é’, diz
ACESSIBILIDADE: Estudante cadeirante curte a Tusca pela primeira vez: ‘acessibilidade é treta, mas fui muito bem recebido
EMPREENDEDORISMO: Da universidade ao prato: amigas inventam drinks e comidas feitas com flores e plantas em Araraquara
Rotina de sinais
A rotina desse casal é como a de qualquer outro, a não ser por um detalhe: a forma como se comunicam. Renato perdeu completamente a audição devido a uma pneumonia e se readaptou a nova realidade, sem ouvir nenhum som.
Depois de adulto, ele se tornou professor de libras e conheceu Dayane quando ela procurava aprender mais sobre a língua e se comunicar melhor com a filha adotiva. Foi paixão à primeira vista e a aluna se encantou com o professor.
“A gente tinha o mesmo objetivo que é lutar pela Libras, pela disseminação na língua de sinais, valorização e acessibilidade em todos os lugares. Nós dois sempre fomos muito militantes e em comum tínhamos a comunidade surda. Ele era presidente a comunidade e eu era secretária”, disse Dayane.
O casal está junto há 7 anos e já acumulou muitas histórias engraçadas. Renato Mendes de Oliveira é corintiano e adora assistir os jogos. Até aí tudo bem, o problema é que às vezes ele se empolga e celebra aos gritos os gols, assustando a parceira.
“Às vezes ela dorme a noite por volta das 23h e eu estou assistindo Corinthians e eu grito durante o jogo. Aí ela levanta e fica brava comigo porque que gritei”, disse aos risos.
REVEJA VÍDEOS DA EPTV CENTRAL:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.