Anúncio do Protocolo Anual da Mulher (PAM) foi publicado no Boletim Oficial do Município (BOM). A iniciativa será implementada no município em 2025.
shutterstock
A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, sancionou uma lei que institui o Protocolo Anual da Mulher (PAM) na área da saúde. A iniciativa vai disponibilizar exames de rotina sem a necessidade de consulta médica para mulheres acima de 25 anos. A lei nº 4592 foi publicada no Boletim Oficial do Município (BOM) na terça-feira (19).
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O protocolo foi aprovado pela vice-prefeita, Sandra Conti (União), no exercício do cargo de gestor municipal. A lei visa melhorar o atendimento e a prevenção da saúde das mulheres, intensificando os cuidados de precaução e diminuindo a fila de espera para exames.
“O intuito é ofertar o ‘caminho inverso’, visto que, atualmente, para ter acesso a esses exames, a paciente passa por atendimento com ginecologista ou generalista, para posteriormente ser contemplada [com exames]’, disse, por meio de nota, a prefeitura.
De acordo com a lei, reduzindo o tempo de espera para a realização dos procedimentos, é possível oferecer diagnósticos de forma precoce, ampliando as chances da eficácia em tratamentos, principalmente nos oncológicos.
A iniciativa será implementada no município em 2025 e o protocolo poderá ser seguido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e UBS e Estratégias de Saúde da Família (ESF). Os enfermeiros ficarão responsáveis por agendar os exames ginecológicos preventivos.
Confira os exames que entrarão no Protocolo Anual da Mulher:
Papanicolau (preventivo)
Ultrassom transvaginal
Ultrassonografia pélvica
Ultrassom de mamas; Mamografia
Exames laboratoriais para prevenção e controle de diabetes e hipertensão arterial
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos