SC tem mais de 100 cidades sob perigo potencial de temporais nesta sexta-feira; veja regiões

Um alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), publicado nesta quinta-feira (21), colocou 129 cidades catarinenses sob perigo potencial de temporais nesta sexta-feira (22), com chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h.

Inmet colocou mais de cem cidades catarinenses em região de perigo potencial para tempestades nesta sexta-feira (22) - Foto: Divulgação/Unsplash/ND

Inmet colocou mais de cem cidades catarinenses em região de perigo potencial para tempestades nesta sexta-feira (22) – Foto: Divulgação/Unsplash/ND

Perigo potencial de temporais

Segundo o Inmet, há perigo potencial para temporais em todas as regiões do Brasil devido a uma frente fria que se forma no país.

Na região Sul, a área atingida é composta pelo Paraná e pelas regiões de Santa Catarina que fazem divisa com o estado, abrangendo parte do Oeste catarinenses, bem como o Planalto Norte e o Litoral Norte, o que engloba 129 cidades.

Regiões de SC sob perigo potencial - Foto: Inmet/Reprodução/ND

Regiões de SC sob perigo potencial – Foto: Inmet/Reprodução/ND

A previsão é de um volume de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou 50 mm por dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. Apesar das chuvas intensas, o risco é baixo para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações à população em caso de tempestades

O Inmet alerta para que as pessoas tomem cuidado com circulação de energia elétrica durante os temporais. Também é importante permanecer em ambiente seguro e abrigado, evitando exposição às tempestades. Em caso de temporal, é recomendado:

  • Desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Observar alteração nas encostas;
  • Permanecer em local abrigado;
  • Proteger pertences da água com sacos plásticos, em caso de inundação ou similares.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil no telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros no telefone 193.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.