Com texto e direção do dramaturgo manezinho Antônio Cunha e grande elenco, o histórico Grupo Armação, reestreia nessa quarta-feira o espetáculo “Crime”. Peça escrita por Cunha e inspirada em um crime ocorrido na França do século 19.
As sessões serão hoje, quinta, sexta, sábado e domingo na Casa do Teatro, sede do Armação, em frente à Praça XV. Informações sobre os horários estão no serviço ao final do post e também no perfil do Grupo Armação no Instagram.
Sinopse do espetáculo
“França, 1835. Em uma aldeia rural, um camponês de 20 anos comete um triplo crime: degola a sua mãe, a sua irmã de 18 anos e o seu irmão de 9 anos. As razões que motivaram o rapaz, Pierre Rivière, a cometer esses crimes chocantes serão motivo de instigantes debates por onde perpassam várias matrizes discursivas, num leque de narrativas que abrange desde as versões do assassino, as dos juízes, dos psiquiatras e médicos e da população vizinha.
O fato ficou mundialmente conhecido após a publicação, em 1973, do livro “Eu, Pierre Rivière, Que Degolei Minha Mãe, Minha Irmã e Meu Irmão”, resultado de um trabalho realizado por uma equipe em um seminário do College de France e dirigido por Michel Foucault.
A obra se apoia nas diversas narrativas que são deixadas em aberto na análise propositadamente não conclusiva de Foucault e sua equipe que, cientes de que a fala do assassino seria apenas mais um discurso que não daria conta de captar a “verdadeira” razão do crime, deixando vislumbrar que a perspectiva da fala de cada um dos atores que se envolveram na questão constrói uma narrativa diferente.”
Programe-se: Grupo Armação apresenta “Crime” em Florianópolis
- Quando: Quarta (20), quinta (21), sexta (22), sábado (23) – 20h -, e domingo (24), às 19h.
- Onde: Casa do Teatro (Grupo Armação) – Praça XV de Novembro, 344, Centro.