O julgamento do primeiro caso de feminicídio de 2024 acontece nesta terça-feira (19), em Blumenau. Ione Maria dos Santos, de 36 anos, foi morta pelo companheiro em 14 de janeiro, após uma briga por ciúmes.
O crime ocorreu em um condomínio no bairro Salto do Norte. Ione era natural de Campo Bonito, no Paraná, e trabalhava como zeladora no próprio condomínio. Uma amiga relatou ao ND Mais na época que o casal vivia um relacionamento de sete anos e não tinha filhos.
A briga, motivada por ciúmes, evoluiu para agressões, resultando na morte da mulher, que foi golpeada diversas vezes na cabeça com um bloco de concreto. O réu responde por homicídio qualificado por motivo torpe, meio cruel, uso de recurso que dificultou a defesa da vítima e feminicídio.
Caso seja condenado pelo crime de feminicídio, pode pegar de 12 a 30 anos de prisão. Na época, o delegado de Polícia Civil, Wesley Costa, informou que o autor do crime, de 36 anos, já tinha passagens policiais, inclusive, pelo crime de homicídio em 2011, ocorrido em Blumenau.
Primeiro feminicídio de 2024
Ione tornou-se a primeira vítima de feminicídio de 2024 na cidade de Blumenau. Segundo o relato do homem ao delegado de Polícia Civil, ele teve uma discussão com Ione e foi acertado por golpes de faca pela vítima.
Ele teria retirado o objeto das mãos da mulher e a atacou com o bloco de concreto, que era utilizado para segurar a porta do apartamento. O homem foi preso em flagrante pela prática do crime de feminicídio e encaminhado para o Presídio Regional de Blumenau.