Agências bancárias em Roraima disponibilizam opções de crédito para produtores rurais


Créditos rurais são alternativas para que produtores consigam ampliar plantações e propriedades. Produtores rurais podem tentar financiamentos para qualquer área
Raquel Maia/Rede Amazônica/Arquivo
Produtores rurais que queiram ampliar produções, cultivos, criações de animais ou lidar com outras questões relacionadas ao campo podem recorrer a opções que crédito que dão apoio financeiro à agricultura familiar e ao agronegócio em Roraima. As alternativas para investimentos nas propriedades foi assunto exibido neste domingo (17) no Amazônia Agro, da Rede Amazônica.
✅ Acesse o canal do g1 Roraima no WhatsApp
As opções de subsídio vão do público, como a agência Desenvolve RR, do governo, e privado, como o Sicredi, que é um sistema de cooperativa de crédito com atuação semelhante a um banco comum.
Na Desenvolve RR, que a agência fomento de Roraima, o trabalho visa promover a economia do estado, com foco em todas a áreas e condições especiais aos produtores rurais. Para se ter ideia, o chamado “Crédito Rural para Custeio ou Investimentos” tem taxa de juros a 9,17% ao ano.
O presidente da Desenvolve RR, Adaílton Fernandes, explica quais atividades podem ser financiadas. “Financiar os equipamentos, os insumos e tudo aquilo que ele [produtor] precisa para fomentar a sua atividade. Seja a atividade da agricultura, seja também a pecuária, a agricultura. Enfim, tudo aquilo que a agricultura familiar precisa para que possa produzir mais, gerar mais renda, mais desenvolvimento”, disse.
LEIA TAMBÉM:
Agronegócio, produção rural: tudo sobre o Amazônia Agro
Veja todas as reportagens sobre ao agro Roraima
No Plano Safra 2024/2025 – medida do governo federal para apoiar a produção agropecuária no país, foram liberados R$ 400,59 bilhões para financiamentos no setor.
Por meio deste programa, o Sicredi disponibilizou o montante de R$ 66,5 bilhões para agricultores associados, uma outra alternativa de crédito com juros mais baixos do que os praticados pelo mercado — as taxas variam de acordo com o tipo de financiamento.
Para ter acesso, o primeiro do produtor rural é ir até uma agência bancária com a documentação pessoal e da propriedade. A partir daí, será possível analisar as condições de juros e de pagamento de parcelas, conforme explica o agente bancário Fabiano Bossa, do Sicredi em Boa Vista.
“Ele pode procurar uma instituição financeira, tem que pedir mais informações que a instituição financeira que ele não tem relacionamento ou ainda não tem, ela vai passar essas informações para o associado, para a pessoa ali, para a nova ponta que for abrir”, disse Fabiano. Atualmente, o Sicredi possui mais de 700 mil associados produtores rurais em todo o País.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.