O feriado de Proclamação da República será de tempo instável em Santa Catarina, nesta sexta-feira (15). O sol deve aparecer em grande parte do estado, mas a circulação marítima deve trazer pancadas isoladas de chuvas no Oeste e chuvas com fraca intensidade na faixa litorânea.
Porém, as temperaturas se elevam no estado, com as máximas ultrapassando os 32°C no Extremo Oeste. Enquanto isso, no litoral Sul os termômetros devem registrar valores superiores a 27°C.
Em Florianópolis, as temperaturas deve variar entre 21 e 26°C. O sol deve surgir entre nuvens pela manhã e há possibilidade de chuva fraca entre a tarde e à noite desta sexta-feira (15).
Tempo instável trazem chuvas persistentes ao estado no fim de semana
Para o sábado (16), as condições climáticas se intensificam no litoral catarinense, especialmente na Grande Florianópolis e no Litoral Norte. O tempo instável traz previsão de chuvas persistentes que podem acarretar alagamentos.
O risco moderado é alertado pela Defesa Civil, que orienta cautela nas áreas mais vulneráveis. Já as regiões do Oeste seguem com temperaturas elevadas, podendo alcançar mais de 35°C, contrastando com os 25°C registrados nas áreas litorâneas afetadas pela umidade e chuva contínua.
Em Florianópolis, a previsão é de dia chuvoso devido à circulação marítima que atinge o litoral catarinense, levando chuvas persistentes à região. As temperaturas devem variar entre 22 e 26°C na capital e Grande Florianópolis.
No domingo (17 ), há uma leve melhora no tempo, com a circulação marítima perdendo força e possibilitando a presença do sol entre nuvens. As temperaturas devem continuar a subir, ainda que chuvas isoladas possam ocorrer nas regiões litorâneas.
O clima mais estável prevalece até segunda-feira (18), quando uma nova frente fria deve trazer instabilidades em Santa Catarina. O fenômeno aumenta as chances de pancadas de chuva espalhadas pelo estado.