Caminhada pelo fim da violência e contra a intolerância religiosa completa 20 anos em Salvador


Prod Caminhada pelo fim da violência e contra a intolerância religiosa completa 20 anos em Salvador
g1 BA
A tradicional caminhada pelo Fim da Violência e da Intolerância Religiosa está completando 20 anos e acontece nesta sexta-feira (15), no Engenho Velho da Federação, em Salvador. Este ano, o tema escolhido foi ”20 anos de Resistência, luta e fé : contra o racismo e o ódio religioso”. A concentração será às 14h, no monumento em homenagem a Mãe Ruinhó.
A caminhada, organizada por integrantes das comunidades de terreiros sediados no bairro, reúne uma multidão, que toma as ruas do bairro e de áreas próximas reforçando o direito à liberdade de culto e o respeito às religiões de matrizes africanas.
O trajeto inclui a rua Apolinário Santana (principal do bairro), Avenida Cardeal da Silva (Federação) e Avenida Vasco da Gama, retornando ao monumento. Em seguida, acontece a partilha do amalá, alimento oferecido aos orixás, no Terreiro do Cobre.
A primeira caminhada foi idealizada pela ialorixá Valnizia Bianch, que convocou a ebomi Telinha de Iemanjá (in memoriam), ambas do Terreiro do Cobre, e makota Valdina Pinto (in memoriam), na época do Terreiro Tanuri Junsara, em 2004 e, atualmente, cerca de 120 pessoas participam da operacionalização do ato.
“Sempre acreditei que as pessoas iam conhecer mais a nossa religião, que o número de participantes ia aumentar, mas nunca imaginei que iria tomar essa proporção. Hoje, quando vejo aquele tapete branco de pessoas passando e recebendo a energia do nosso sagrado me sinto feliz. As pessoas não precisam aceitar, é só respeitar. Espero que esse legado continue, mas que a motivação seja só comemorar a nossa religiosidade e não reivindicar um direito que já temos”, afirma Mãe Valnizia Bianch.
Caminhada pelo fim da violência e contra a intolerância religiosa completa 20 anos em Salvador
Divulgação
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.