Operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi têm até três dias para esclarecer a interrupção dos serviços, que já dura seis dias. Ministério Público do AM notifica operadoras de telefonia por ‘apagão’ de sinal e internet em Coari
Divulgação/MPAM
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) notificou operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi sobre a interrupção dos serviços de telefonia e internet em Coari, no interior do estado. O órgão informou que o “apagão” tem causado problemas para a população do município desde o dia 3 de agosto.
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A ação foi conduzida pelo promotor de Justiça Bruno Escórcio, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Coari e responsável pelo caso, com o objetivo de investigar o motivo da falha nos serviços e exigir que as operadoras expliquem a situação dentro de três dias corridos após o recebimento da notificação
Segundo o MPAM, as falhas têm causado sérios transtornos à população, especialmente para aqueles que dependem da telefonia móvel para atividades comerciais, acadêmicas e necessidades básicas.
Na ação, o Ministério Público destacou que não há previsão para o restabelecimento dos serviços, o que vem gerando ainda mais problemas para o município.
“A telefonia móvel é essencial para o cotidiano das pessoas, seja para comunicação, trabalho ou acesso a serviços de emergência e informações. Em uma cidade como Coari, onde as distâncias são grandes e o acesso a algumas regiões é dificultado pela geografia, a eficiência dos serviços de telefonia é ainda mais crucial”, afirmou o promotor.
O MPAM também exigiu que as operadoras apresentem, em até 15 dias úteis, um relatório sobre a situação atual dos serviços na cidade e proponham melhorias. Além disso, devem informar quais serão as compensações financeiras para os consumidores que ficaram sem serviço durante o período de interrupção.