Que tal uma ajudinha natural para controlar o nível de açúcar do sangue? É o que esse chá promete. Ele, inclusive, age em três frentes. E também ajuda a diminuir a inflamação do corpo e a melhorar a saúde do coração.
A dica é da nutricionista Patricia Leite. Ela aponta os benefícios do chá de folha de pitanga. É um aliado na missão de controlar o nível de açúcar do sangue.
– Esse chá ajuda a inibir a produção da alfa-glucosidase, uma enzima que ajuda a quebrar os carboidratos e a glicose ser absorvida no nosso intestino. Como ela diminui a produção dessa enzima, a velocidade de absorção da glicose fica lentificada e com isso você tem uma melhora no controle do açúcar do sangue – inicia Patricia.
Para controlar o açúcar do sangue
– Além disso, o chá da folha de pitanga também pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina. A insulina é aquele hormônio que a gente secreta no pâncreas e que age como se fosse uma fechadura para a célula. Pensa na célula como se fosse uma sala com uma porta fechada e para a glicose entrar algo tem de abrir essa porta. A insulina é a chave para essa fechadura e abre essa portinha para a glicose entrar. Então, melhorando a sensibilidade à insulina, a glicose entra mais facilmente e diminui a quantidade de glicose no plasma no sangue, o que melhora também o controle da glicemia – acrescenta a nutricionista.
A “terceira frente” do chá de folha de pitanga para controlar o nível glicêmico é o poder diurético que ele tem.
– Outro detalhe interessante é que o chá da folha de pitanga é diurético. Então ele estimula a produção de urina, a liberação de urina, o que ajuda a melhorar a pressão arterial, ajuda a desinchar, a diminuir a quantidade de líquidos do seu corpo, a diminuir o peso de líquido no nosso organismo, mas também ajuda a controlar mais o açúcar do sangue, porque quando a gente faz bastante xixi o açúcar do sangue também tende a diminuir mais – completa Patricia Leite.
Para preparar o chá, pegar uma colher de sopa de folhas picadas para 200ml de água fervendo. Misturar, tampar e esperar dez a 15 minutos. Coar antes de beber.
Esse chá não é indicado para quem tem gastrite, úlcera e para mulheres grávidas e que estejam amamentando. Caso tenha problemas de saúde, procurar um médico antes de tomar.
* Importante: este conteúdo não deve substituir avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas na área da saúde e bem-estar.