Na comparação entre julho e agosto, o valor médio baixou de R$ 976,63 para R$ 935,80. Preço do quilo da cebola teve redução de 40,03% em Presidente Prudente (SP)
Arina Krasnikova/Pexels
O Índice de Preços Toledo (IPT) identificou em agosto uma deflação de 4,18% nos preços da cesta básica, na comparação com o mês anterior, em supermercados de Presidente Prudente (SP).
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De acordo com o levantamento divulgado nesta segunda-feira (12), o valor da cesta básica considerada ideal para uma família de quatro pessoas baixou de R$ 976,63 para R$ 935,80, em média, ou seja, R$ 40,83 a menos.
Segundo o IPT, foi a terceira deflação consecutiva nos últimos meses.
A maior queda de preços foi percebida no grupo de Alimentos, com 4,4% de redução. Destacam-se o quilo da cebola, com diminuição de 40,03%, e o frango resfriado inteiro (kg), que ficou 31,81% mais barato.
Seguindo a tendência, o grupo de Higiene Pessoal apresentou uma deflação de 3,54%, com destaque para o desodorante spray (90-100ml), que teve uma diminuição de 16,01%, e o absorvente aderente (8 unidades), com queda de 7,54%.
Por fim, o grupo de Artigos de Limpeza também apresentou uma deflação de 1,29%. O desinfetante (fragrância de pinho – 500ml) teve uma queda de 5,31% e o sabão em pó (800g) sofreu diminuição de 4,04%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, houve itens que apresentaram uma considerável diferença de preços entre os locais pesquisados. O tomate (kg) variou entre R$1,39 e R$ 9,99, resultando numa diferença de 618,71%. Já o sabão em pó (800g) foi de R$ 2,99 a R$9,75, com uma diferença de 226,09%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 57,19%. Comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 435,92. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 277,32, economizando, assim, R$ 158,60.
Sobre o IPT
O IPT tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior.
O levantamento é efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente.
Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
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