
Ao todo, são 60 vagas para a visitação noturna e os participantes serão conduzidos pelo mediador cultural, Dorival Martins. Roteiros do patrimônio abre inscrições nesta segunda-feira (5) para passeio guiado em Mogi das Cruzes
Divulgação/ PMMC
Mogi das Cruzes abre, nesta segunda-feira (5), inscrições para o programa ‘Roteiros do Patrimônio – Edição Museus’, são ao todo 60 vagas. Interessados devem se inscrever pelo formulário, a partir das 9h.
Clique aqui para se inscrever.
O passeio acontece na sexta-feira (9), às 19h, com início pelo Muve e segue para a Pinacoteca de Mogi das Cruzes e para o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos. (confira mais abaixo)
Roteiro do Patrimônio: edição museus
Museu das Vivências Educacionais (Muve)
O passeio tem início no Museu das Vivências Educacionais (Muve), que fica localizado no Casarão da rua Coronel Souza Franco, 917.
O espaço é um centro de Educação Patrimonial com recursos tecnológicos destinados à exposição de conteúdos organizados em salas temáticas, com o objetivo de propagar de forma interativa, a história de Mogi das Cruzes.
Pinacoteca de Mogi das Cruzes
A Pinacoteca é um espaço cultural destinado à produção das artes visuais, de obras assinadas por artistas da cidade e convidados, em salas próprias.
A Pinacoteca tem dez espaços expositivos internos e um espaço externo, além de uma sala destinada às exposições rotativas e temporárias. Cada sala recebe o nome de um artista que contribuiu para a formação artística de Mogi das Cruzes.
O acervo é composto por 50 obras pertencentes à prefeitura, as quais foram reunidas ao longo dos anos. Em exposição, são 161 obras de 128 artistas, selecionadas especificamente para o equipamento. Há, ainda, 80 obras na reserva técnica da unidade.
Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos
O espaço traz a memória dos expedicionários de Mogi das Cruzes e sua participação na 2ª Guerra Mundial. Foi criado para receber a estrutura já existente da Associação dos Expedicionários Mogianos, e dar a ela um caráter didático e de livre acesso para a todo o público interessado.
Os objetos, livros e pertences dos participantes da 2ª Guerra estão em exposição permanente, assim como a história da participação do Brasil na luta pelos ideais de liberdade e democracia.
Em 2015, o museu ganhou também uma sala de projeção, com capacidade para 25 pessoas, na qual são exibidos filmes referentes à 2ª Guerra, com foco nos alunos da cidade, por meio do projeto de Educação Patrimonial.
Programa Diálogo Aberto mobiliza agentes culturais
Assista a mais notícias do Alto Tietê