
O senador americano Cory Booker, do partido Democrata, quebrou nesta terça-feira (1°) o recorde de discurso mais longo da história do Senado dos Estados Unidos. Ele falou ininterruptamente em um discurso de 24 horas e 18 minutos contra o governo do presidente Donald Trump.

Senador Cory Booker quebra recorde nos EUA com discurso de 24 horas – Foto: Reprodução/X/ND
Críticas ao governo de Donald Trump em discurso de 24 horas
Booker protestou contra as políticas da Casa Branca. Durante a sua declaração, o congressista não fez pausas nem para ir ao banheiro. O único momento em que parou de falar foi para ouvir as perguntas de seus colegas democratas.
As políticas de cortes de gasto, o papel de Elon Musk no governo americano, as medidas econômicas, as ameaças de anexação territorial e o tarifaço contra outros países foram temas levantados pelo senador democrata em sua fala.

Donald Trump tem primeiro ano de governo marcado por decisões polêmicas – Foto: ESTADÃO CONTEÚDO/ND
Senador democrata é atleta aposentado
O senador democrata, de 55 anos, é um ex-jogador de futebol americano e possui um físico atlético para sua idade. Quando assumiu o microfone na última segunda-feira (31), às 20h de Brasília, afirmou que iria permanecer enquanto fosse “fisicamente capaz”.

Cory Booker, senador que fez discurso de 24 horas e 18 minutos, é um ex-jogador de futebol americano – Foto: Divulgação/Cory Booker/ND
O recorde de discurso mais longo nos Estados Unidos pertencia a Strom Thurmond, que se expressou, também por 24h, sobre o bloqueio da lei dos direitos civis em 1957.
Na história, o discurso mais longo de todos é creditado ao francês Lluis Colet, que falou por 124 horas — mais de cinco dias — e quebrou seu próprio recorde, que até então era de 48 horas.