Aos 98 anos, morreu, nesta segunda-feira (12), Ruy Hülse. Figura renomada e importante para o desenvolvimento de Criciúma e região, o empresário é filho do ex-governador de Santa Catarina, Heriberto Hülse. As informações sobre o velório ainda não foram informadas.
Reconhecido no ramo carbonífero, o empresário foi eleito deputado estadual de Santa Catarina por três vezes e, em 1960, ocupou a presidência da Casa Legislativa. Anos depois, em 1965, foi eleito prefeito de Criciúma.
Em 1968, participou da criação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), atual Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Na gestão de Altair Guidi, Ruy Hülse foi secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Criciúma.
Em 1994, ele foi secretário-adjunto de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. Atualmente, era presidente de honra do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina).
O ex-prefeito de Criciúma se formou em Engenharia de Minas na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1950. Dez anos depois, enquanto presidente da Alesc, assumiu o Governo do Estado em substituição ao pai, que se licenciou para tratamento de saúde.
Em 2016, aos 90 anos, lançou o livro Ruy Hülse, autobiográfico. Em 2018, lançou outro, intitulado “O Carvão Mineral em Santa Catarina: uma visão fotográfica.