O livro que descreveu a passagem por Jesus na Terra nunca deu descrições sobre sua aparência, deixando a imagem envolta em mistério. Apesar disso, no cinema, ele foi frequentemente retratado com cabelos loiros e olhos azuis, retrato que começou a ser contestado com a ajuda da inteligência artificial.
Solucionar o mistério de 2 mil anos foi o objetivo da autora do livro “What Did Jesus Look Like?“, de Joan Taylor. Para isso, ela buscou dados sobre o contexto da época e chegou à conclusão de que Jesus provavelmente tinha pele escura, baixa estatura e mantinha o cabelo curto, como era o costume dos judeus na época.
“Os evangelhos não o descrevem fisicamente, não dizem se ele era alto ou baixo, bonito ou forte”, alerta Taylor, que também é acadêmica do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos do King’s College London, no Reino Unido.
Através de esqueletos de judeus daquela época, Taylor explicou que se estima que a altura média dos homens era de 1,60m e o peso, cerca de 50 quilos.
“Os judeus da época eram biologicamente semelhantes aos judeus iraquianos de hoje, então acho que (Jesus) tinha cabelos castanhos escuros a pretos, olhos castanhos e pele morena, um típico homem do Oriente Médio”, concluiu.
Também com base em três crânios do século I, o especialista forense em reconstrução facial, Richard Neave, criou um retrato do que ele acha que pode ter sido Jesus.
Veja o retrato de Jesus: