Morre o advogado Roberto Furtado, fundador do MDB no RN, ex-deputado e ex-vice-prefeito de Natal


Furtado também foi presidente da OAB no Rio Grande do Norte e deixa esposa, filhos, netos e bisnetas. Advogado Roberto Furtado faleceu em Natal
Divulgação
Morreu nesta quinta-feira (27), em Natal, o advogado Roberto Brandão Furtado, ex-deputado estadual do Rio Grande do Norte, ex-vice-prefeito de Natal e ex-presidente da seccional potiguar da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Furtado tinha 91 anos de idade e estava internado em um hospital privado da cidade. A causa da morte não foi divulgada.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Fundador do partido MDB no Rio Grande do Norte, em 1965, Roberto foi deputado estadual por três mandatos (1966, 1974 e 1978) e vice-prefeito de Natal em 1985, na gestão de Garibaldi Alves Filho.
No governo do estado, foi secretário estadual de segurança pública (1995) e de administração pública (de 1996 a 1998), também na gestão de Garibaldi.
Advocacia
Roberto Furtado também foi presidente da OAB/RN no triênio 1981/1983 e exerceu, posteriormente, o cargo de Conselheiro Federal da entidade. Como presidente da OAB/RN, criou a Comissão de Direitos Humanos e presidiu o Comitê de Anistia.
Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN) lamentou o falecimento de seu ex-presidente da Seccional e Membro Honorário Vitalício (MHV) e decretou luto oficial de três dias a partir dessa sexta-feira (28).
Despedida
O partido MDB também publicou uma nota de pesar pelo falecimento de um dos seus fundadores no estado e disse que Roberto Furtado teve uma trajetória “marcada pela defesa da democracia e pelos serviços prestados ao Rio Grande do Norte”.
“Seja como parlamentar ou em funções na administração pública. Seu compromisso com a política e com a justiça deixa um legado inestimável”, diz a nota.
Roberto era natural de Natal e deixa esposa, quatro filhos, cinco netos e duas bisnetas. Em 2023, lançou o livro “Memórias de um Secretário”, no qual relata sua trajetória e resgata parte da história política e administrativa do Rio Grande do Norte.
O velório de Roberto acontece nesta sexta-feira (28) no Cemitério Morada da Paz de Emaús, em Parnamirim, na Grande Natal. E a previsão é de que o corpo seja cremado às 14h.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.