A energia que você não vê: o consumo invisível de energia


Aparelhos podem consumir energia elétrica mesmo quando estão desligados: aprenda a reduzir custos. Mesmo quando não estão em uso, alguns aparelhos eletrônicos continuam consumindo energia elétrica, o que é conhecido como consumo fantasma. Isso ocorre quando dispositivos desligados permanecem conectados à rede elétrica e continuam gastando energia.
Em um cenário de aumento nas tarifas de energia, o valor consumido por esses aparelhos pode fazer diferença no total da fatura de luz no final do mês, principalmente porque o consumo pode representar até 10% do valor total da conta de luz de uma residência e ser ainda mais significativo em empresas.
Entre os principais líderes de consumo fantasma em residências e unidades empresariais estão a televisão, carregador de celular, micro-ondas e a cafeteira elétrica. A televisão, por exemplo, pode consumir até 5% do total que consumiria se estivesse ligada.

Divulgação
Pensando em uma residência em que há vários aparelhos e carregadores conectados, o que parecia pouco, acaba sendo uma bola de neve. Cada conector consumindo energia de maneira desnecessária ou sem você perceber é determinante no valor da energia paga todos os meses. Então, aquele carregador solto em uma tomada, pronto para ser usado a qualquer momento, pode ser o motivo do seu susto ao final do mês com a conta de energia elétrica.
Apesar de ser mais fácil deixar esses equipamentos conectados, o aumento na tarifa de luz é notório e significativo. Aí, cabe ao consumidor escolher como enfrentar esse problema. Há formas diferentes de evitar o consumo fantasma. A primeira delas é tirar os aparelhos campeões desse consumo silencioso da tomada, pois assim, não há possibilidade de o gasto acontecer. Em residências isso costuma ser mais fácil, pois o controle é mais eficiente. Só que essa não é a única forma de economizar.
Unidades residenciais agora podem aproveitar a geração compartilhada de energia Cogecom, que fornece energia até 20% mais barata todos os meses. Com isso, o consumo fantasma deixa de ser uma preocupação constante. Mesmo que você esqueça de desligar aparelhos da tomada e o consumo aumente, o desconto direto na conta de luz ajuda a evitar surpresas quando a fatura chega.
Benefícios da energia compartilhada também para unidades empresariais
Quando o consumo fantasma está nas empresas e indústrias, o controle de desligar da tomada aparelhos, uma das soluções para inibir consumo fantasma, é menos eficiente e até mesmo inviável. Não é fácil determinar que todos os colaboradores desliguem aparelhos da tomada, tal como computadores, carregadores, etc. Por isso, é necessário pensar em outras maneiras de economizar na energia para que a conta de luz não seja mais um problema para o negócio.
No caso de empresas, esse desconto representa uma possibilidade a mais de economizar e também de garantir mais recursos para o negócio crescer. E tudo isso sem precisar investir em equipamentos ou fazer um controle do uso de equipamentos eletrônicos dos seus colaboradores. Com a Cogecom, não é necessário investir em equipamentos ou novas ferramentas, pois a economia acontece de maneira simples e rápida, 100% online.
Quer fazer parte da maior cooperativa de energia compartilhada do Brasil? A Cogecom é pioneira no setor de Geração Distribuída de energia elétrica e a que mais cresce, atendendo a mais de 50 mil unidades consumidoras em todo o país. Os cooperados cooperados economizam, em média, o valor de 2 contas de luz por ano. Acesse o formulário e simule o desconto em sua fatura de energia. Não deixe que o consumo fantasma surpreenda você no final do mês!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.