O Governo de Santa Catarina, por meio do IMA (Instituto do Meio Ambiente), vai experimentar um novo tipo de placa para informar a balneabilidade das praias.
Ao menos 26 pontos em todo o Estado vão contar com um modelo que vai disponibilizar o adesivo “próprio/impróprio”, além de dois QR Codes.
Um será do IMA com informações da balneabilidade, e outro do Corpo de Bombeiros, com informações gerais sobre o balneário em questão.
Em conversa exclusiva com a Coluna Bom Dia, a presidente do IMA, Sheila Meirelles, informou que na última semana assinou o contrato pelas novas placas e adesivos.
“Não adianta eu ter um dado atualizado e as pessoas não saberem onde procurar”
Sheila explicou que, além do caráter experimental adotado neste momento, a troca das placas, independente da alteração do modelo, teria que ser feita uma vez que há um grande índice de vandalismo praticado nos objetos.
“É importante lembrar que serão nos pontos em que as coletas são realizadas três vezes na semana e que vamos implementar esse modelo e ver como o público se comporta. Não adianta eu ter um dado atualizado e as pessoas não saberem onde procurar”, explicou a presidente.
Outro acréscimo de Sheila é sobre o objetivo da alteração que busca “dar mais segurança a população”.
Ofício do MPSC
A presidente revelou que ficou sabendo sobre o ofício do MPSC por meio da imprensa e que, até esta terça-feira (4), o IMA não tinha sido notificado.
Questionada sobre a aquisição dos materiais, a presidente revelou o processo licitatório foi aberto ainda em 2024 e seguiu o trâmite normal, até um pregão no começo de janeiro.
A implantação das placas não tem prazo estabelecido, mas deve acontecer já nas próximas semanas.