O anuncio foi feito pela reitora da instituição, Ana Beatriz Oliveira, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3), na Câmara Municipal de Rio Preto. Autoridades discutem implantação do campus da UFSCar em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / Thiago Oliveira
Com seis cursos e 2.800 vagas, o novo campus da UFSCar m São José do Rio Preto (SP) deve começar a funcionar em 2026.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O anuncio foi feito pela reitora da instituição, Ana Beatriz Oliveira, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (3), na Câmara Municipal de Rio Preto.
Segundo Ana Beatriz, a universidade vai ter cursos nas áreas de exatas, humanas e biológicas, mantendo o mesmo perfil que já existe em outros campus.
Inicialmente as aulas serão ministradas no Instituto Federal de Rio Preto, até que as obras de construção do campus no Parque Tecnológico sejam iniciadas e concluídas.
A área do antigo Instituto Penal Agricola (IPA), onde há um espaço que é de responsabilidade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), foi mencionada como um local para expansão da universidade no futuro.
Segundo representantes da UFSCar, o modelo de funcionamento utilizado na Universidade do ABC foi apontado como referência para a unidade de Rio Preto. Com isso, será possível fazer disciplinas em áreas que podem habilitar a formação em cursos que estejam de alguma forma interligados.
O professor Danilo Giroldo, responsável pela implantação do campus em Rio Preto, e o presidente da Frente Parlamentar de Apoio a implantação da UFSCar, o vereador João Paulo Rillo (PSOL), também participaram do evento. O prefeito Fábio Candido (PL) também participou da reunião de alinhamento, ocorrida na manhã desta segunda-feira na prefeitura.
Ainda segundo as autoridades, estão previstas audiências públicas para discutir sobre possíveis cursos junto à sociedade.
Autoridades discutem implantação do campus da UFSCar em São José do Rio Preto (SP)
Reprodução / Thiago Oliveira
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM