Controladores de voo: atenção e raciocínio rápido são exigências da profissão conhecida como uma das mais estressantes do mundo


G1 visitou centro de controle da Força Aérea Brasileira (FAB), em Brasília, e conversou com profissionais. No Brasil, 4,4 mil militares e 145 civis são responsáveis pelo trabalho. Centro de Controle de Área (ACC Brasília) da Força Aérea Brasileira (FAB).
Brenda Ortiz/g1
O áudio do controle de tráfego aéreo durante a colisão entre um avião e um helicóptero em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, na quarta-feira (29), chamou atenção para o trabalho realizado pelos controladores de voo.
🔎 Um controlador de voo gerencia o tráfego aéreo durante decolagens, voos e pousos. Em monitoramento e comunicação com os pilotos, os profissionais organizam o fluxo aéreo e evitam colisões.
“Raciocínio rápido, atenção difusa e bom planejamento” estão entre os requisitos da profissão, diz o tenente-coronel Edvaldo Natal Tonetti, chefe do Centro Operacional Integrado (COI) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília.
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No Brasil, a Força Aérea Brasileira (FAB) cuida do tráfego aéreo com 4.486 militares e 145 civis. O g1 visitou o Centro de Controle de Área em Brasília (ACC-BS ), que é responsável por 1/3 do tráfego aéreo do país (saiba mais abaixo).
Como é a rotina no controle da área central do país ✈️🎧
Sargento fala do trabalho no Controle de Tráfego Aéreo em Brasília.
A sargento Gabriela Maicá Rodrigues, de 32 anos, é uma das mulheres que atuam no controle de tráfego aéreo. Ela diz que o trabalho é desafiador e que a aviação é apaixonante (veja vídeo acima).
O ACC Brasília controla entre 1.850 a 2.100 aeronaves todos os dias, o que equivale a cerca de 33,3% do tráfego aéreo nacional. O centro opera em todo o Distrito Federal e parte de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia e São Paulo.
O centro possui três turnos de trabalho, sendo que cada um dura entre 7h30 e 9h. Devido a necessidade de atenção extrema, os controladores descansam por 30min a cada 2h de trabalho;
Cada turno conta com cerca de 40 profissionais;
A quantidade de aviões que um controlador monitora depende do setor e sua complexidade, mas o número pode chegar até 14 aeronaves ao mesmo tempo.
👉 Veja os principais pré-requisitos para ser um controlador de voo, segundo o tenente-coronel Edvaldo Natal Tonetti:
Bom planejamento
Atenção difusa (prestar atenção em mais de uma coisa, ao mesmo tempo)
Conhecimento das normas
Raciocínio rápido
História da profissão
Tentente-coronel fala da importância dos controladores de voo.
De acordo com o tenente-coronel Edvaldo Natal Tonetti, chefe do Centro Operacional Integrado (COI) do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), os controladores são “extremamente” importantes para a segurança das viagens nacionais e internacionais (veja vídeo acima).
Os primeiros cursos de formação para controladores de voo no Brasil datam do início dos anos 1940, quando foram baixadas instruções sobre a formação de sargentos especialistas da Aeronáutica.
“Em 1942 foi criada a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Em 1943, o presidente da República, Getúlio Vargas, aprovou o termo firmado pelo ministro da Aeronáutica, Joaquim Pedro Salgado Filho, para organização e manutenção de uma escola técnica de aviação em São Paulo”, explica a FAB.
A Escola Técnica de Aviação (EVAv) começou a operar em 1943 para complementar a formação dos especialistas.
👉 Os cursos que formam Controlador de Tráfego Aéreo (ATCO) no Brasil são:
Curso de Formação de Sargento – Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (CFS-BCT) na EEAR;
Curso de Controlador de Trafego Aéreo (ATM-005) no Instituto de Controle do Espaço Aéreo.
👉 Veja alguns dos requisitos para fazer o curso:
Ter entre 17 e 24 anos
Ser brasileiro(a)
Não estar respondendo por crimes
O controlador de voo, se militar, ingressa na profissão como Terceiro-Sargento da Força Aérea Brasileira (FAB)
O salário inicial é em torno de R$ 4 mil
As inscrições para o curso de sargento da FAB estão abertas: acesse aqui
Mulheres na aviação
Sargento da FAB faz controle de tráfego aéreo, em Brasília.
Brenda Ortiz/g1
Atualmente, mais de 50% do quadro de controladores é composto por mulheres. A sargento Gabriela Maicá Rodrigues incentiva as meninas que sonham em seguir a profissão.
“Estude, vale a pena estudar, vale a pena seguir a carreira. Nós somos muito reconhecidas aqui dentro. Nós temos muito apoio e é muito gratificante essa área”, diz Gabriela.
🔎 Segundo a FAB, a primeira turma de mulheres militares foi a Império Azul, que ingressou na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em 04 de fevereiro de 2002 e concluiu a formação em 27 de junho de 2003. Antes disso, algumas mulheres civis já atuavam na função.
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