VÍDEO: Material escuro saindo de cano na praia intriga em Porto Belo; entenda

Um vídeo que circulou na internet na última semana chamou atenção de moradores da região do Perequê, em Porto Belo. As imagens mostram um cano jorrando um material escuro que acaba indo para o mar.

Frames do vídeo mostram material escuro saindo de cano na praia do Perequê

Imagens mostram areia escura na praia do Perequê – Foto: @itapema_news/Reprodução ND

Alguns moradores ficaram assustados com o vídeo, chegando a relacionar, nos comentários da página que o postou, o material que sai do cano a casos de virose registrados na cidade.


Vídeo mostra material escuro saindo de cano – Vídeo: @itapema_news/Reprodução ND

O que é o material escuro que saiu do cano?

O ND Mais procurou a Prefeitura de Porto Belo para entender sobre o que se trata a água que sai do cano. Em resposta, a prefeito Joel Lucinda disse que o material nada mais é do que o resultado de uma dragagem feita próximo ao molhe do rio Perequê.

“Porto Belo tem 192 anos e o canal do rio Perequê sempre deslocava ali. Saíram vários comentários de que era esgoto, mas não, aquilo ali era uma areia preta que tinha no antigo canal do Perequê. Para deixar bem claro para a comunidade, aquilo não é esgoto, tanto que depois que parou de dragar, em 5 minutos a praia estava toda limpa”, explica.

Um projeto urbanístico da orla de Balneário Perequê prevê, entre os atrativos, a implantação de uma arena de esportes com seis quadras. O projeto é uma parceria entre a ACIP (Associação das Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo) e a Prefeitura da cidade.

Molhe do Rio Perequê, em Porto Belo – Foto: Divulgação

Após a construção dos molhes, inaugurados em dezembro, uma das empresas associadas à ACIP custeou a obra de dragagem do material que vem sendo depositado ao lado dos molhes, viabilizando a área onde será instalado o complexo esportivo.

Fenômeno parecido no alargamento em Balneário Camboriú

Em 2021, quando a famosa obra de alargamento da faixa de areia da Praia Central teve início, a coloração do material dragado também chamou a atenção.

Alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú – Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú/Divulgação ND

“Para clarear temos que considerar alguns fatores tais como as condições climáticas, pois ela vem misturada com água e consequentemente mais escura. Além disso, a movimentação do maquinário acaba por compactar a areia devido a saturação do solo com excesso de água, formando uma lama”, explicou a secretária do Meio Ambiente na época, Maria Heloisa Furtado Lenzi.  Pouco tempo depois, a areia clareou como o esperado.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.