Tempestade que atingiu Ijaci na virada do ano ainda causa transtornos para moradores 72 horas depois


Pontes caíram na zona rural e equipamentos do Réveillon ficaram danificados, cancelando a festa. Os estragos causados pela tempestade que atingiu Ijaci (MG) na virada do ano chegou a deixar moradores sem acesso à cidade e ainda causam transtornos três dias depois. Segundo as estações vizinhas, os volumes de chuva variaram entre 50 e 68 milímetros.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O temporal durou mais de sete horas e foi assustador. O palco montado na praça de Jaci para o Réveillon ficou destruído. Os equipamentos que seriam usados na festa molharam. O show precisou ser remarcado pela prefeitura.
“Muita chuva, muito vento, o material estragou, o som estragou e a gente resolveu remarcar o show em julho, na festa do peão”, disse o prefeito de Ijaci, Nelson Mesquita Galvino (PSD).
Tempestade que atingiu Ijaci na virada do ano ainda causa transtornos para moradores 72 horas depois
Reprodução EPTV
Segundo os moradores, o volume de chuva foi tão grande que as ruas ficaram alagadas.
“Fazia tempo que eu não vi uma chuva dessa aqui, viu? Choveu muito, ventou bastante, fez estrago aí. Eu fui na casa da minha mãe, a rua não dava nem pra gente entrar direito, por causa do carro, né, o carro mais baixo. A gente ficou com medo de entrar aí, a estragar o carro, né, porque encheu, a rua lá é mais baixa, encheu bastante”, disse a dona de casa Isadora Cristina Pereira de Souza.
“Mais ou menos 10 horas da noite, começou uma ventania, aí começou aquela chuva bem forte, que foi prolongada até tarde, e foi isso, só chuva, só chuva”, completou a atendente de farmácia, Taisa Maria de Souza.
Na zona rural são muitos os estragos. Algumas pontes vão precisar de reparos. São cerca de 120 quilômetros de estradas rurais e muitos trechos ficaram danificados.
Após o temporal, a Defesa Civil interditou essa área aqui no bairro Córrego do Paiol, na zona rural de Ijaci. Inclusive, aqui era uma estrada desativada, que agora vai se tornar um acesso para os moradores.
O seu Bernardino não tinha visto uma chuva tão forte assim nos últimos 45 anos. “No outro dia, sempre que eu fui tirar o li do azar que eu estive lá, eu ia para baixo e estava clarinho. Que eu vim cá olhar até assustei, a ponte caída, meu capim que tombou tudo. Dá de fazer medo mesmo viu”, contou o morador Bernardino da Silva Ramos.
Tempestade que atingiu Ijaci na virada do ano ainda causa transtornos para moradores 72 horas depois
Reprodução EPTV
Segundo o especialista em meteorologia, os níveis de chuva ficaram acima de 30 milímetros.
“Os volumes de chuva registrados nas estações vizinhas variaram entre 50, 68 milímetros de chuva e a gente consegue ter uma estimativa de que a chuva avançou sobre Jacir de maneira muito significativa e acima de 30 milímetros de chuva em um curto espaço de tempo como foi entre a noite e a madrugada em torno de 8 a 9 horas é muita chuva”, explicou o meteorologista do Climatempo, Guilherme Borges.
Com a queda dessa ponte, os moradores desse lado não conseguem ter acesso à estrada principal. Eles precisam dar a volta, são cerca de 2 quilômetros. A Secretaria de Obras estima que a nova ponte deva ficar pronta em até 8 meses.
“Eles têm a opção de ir para Ijaci, mas pela outra avenida. A gente está correndo atrás para dar um acesso a eles por aqui também. E por enquanto, né? os moradores aqui da região da de cima da ponte vão ter outra opção e o daqui vai ter que dar volta a mesma coisa até a gente concluir o processo dessa ponte aqui”, disse o secretário de Obras de Ijaci, Reginaldo Alves Vilas Boas.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.