VÍDEO: Monte Mor fica debaixo d’água após transbordo do rio Capivari, e 70 famílias estão desalojadas

Chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias, principalmente na sexta (27), fizeram o rio bater 5,17 metros de altura. O nível normal, segundo a prefeitura, é de 70 centímetros a 1,20 metro. Monte Mor amanhece debaixo d’água após transbordo do rio Capivari
Ao menos 70 famílias de Monte Mor (SP) estão desalojadas neste sábado (28) após o transbordo do Rio Capivari causar alagamentos em diversos pontos. Durante esta madrugada, o nível da água chegou a 5,17 metros – o normal é de 70 centímetros a 1,20 metros.
Imagens de drone registradas pelo telespectador Cristiano Scarlato, no bairro Chácaras Planalto, mostram o local debaixo d’água (assista no vídeo acima). Diversas casas e terrenos ficaram cobertos e, em alguns pontos, apenas o telhado das casas ficou visível.
À EPTV, afiliada da TV Globo, os moradores relataram que a água subiu rápido e mesmo as que não foram afetadas durante a madrugada, no pico da enchente, acabaram sendo atingidas pela manhã, como ocorreu com a analista de vendas Isabela Barros. Ela se prepara para ficar com familiares.
“Até 7h, estava só ao redor. Entrou depois das 7h e está muito rápido. A gente vai sair daqui agora. Não tem condições de a gente ficar. Está enchendo de bicho. Eu tenho um cachorrinho e um gato, que está dentro do guarda-roupa. A gente tem que tirar eles daqui”, comentou.
Já o empresário Henrique Carmini viu a casa encher de água ainda durante a madrugada. “Ela foi minando, começou a subir pelo jardim. Não parou de subir. Vou ter que ir para a casa de parentes. Não estou com cabeça nem para saber o que eu faço”, lamentou o morador.
“Imagina você ter que deixar tudo de uma vida inteira, saber que perdeu tudo”, completa.
O sogro da auxiliar administrativa Jhenifer Ísis também mora no bairro e teve a casa inundada. Ele precisou contar com o apoio de vizinhos que usaram um baco para resgatá-lo. “Quando ele viu, já tinha subindo [a água] em uma proporção muito grande”, relata.
“Os vizinhos têm um barco, que foi hoje pela manhã, conseguiu ir até lá tirar ele e outros moradores. Agora eles voltaram para tentar fazer alguma coisa. Rezamos para não chover mais, porque, se não chover mais, abaixa mais rápido”.
Outros bairros
No início da tarde,o bairro Capuavinha, ainda estava totalmente alagado. Moradores disseram que a água abaixou no decorrer das horas, mas pela marca nas paredes das casa era possível perceber que ela se aproximou da altura dos portões. O cenário foi parecido no bairro Chácaras Pindorama, onde o rio invadiu diversos imóveis.
A Prefeitura de Monte Mor informou que está prestando atendimento a todas as pessoas atingidas pela enchente. A estimativa é de que 100 famílias tenham sido atingidas, sendo que 70 precisaram deixar suas casas. Há duas famílias, totalizando sete pessoas, alojadas em uma escola municipal.
A administração municipal destacou também, por meio de nota, que fez um pedido de verba para o estado para que sejam feitas obras para evitar novos alagamentos e completou dizendo que é preciso esperar a nova administração tomar posse.
Após temporal, volume do Rio Capivari chega a 5 metros e deixa Monte Mor alagada
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.