A exposição inédita que celebra os 40 anos da primeira volta ao mundo a bordo de um veleiro realizada pela Família Schurmann, segue aberta ao público até o dia 16 de dezembro na Praia Brava de Itajaí, Litoral Norte catarinense.
A mostra ocupa a Alameda Norte do BravaMall e conta com totens informativos, fotos e vídeos das expedições da família. Os visitantes podem participar ainda de uma atividade de educação ambiental interativa desenvolvida pela SEACARUSO, uma das apoiadoras da exposição.
Ela narra a trajetória de Heloisa, Vilfredo e os filhos Pierre, David, Wilhelm e Kat Schurmann, desde o início do interesse pelo mundo da vela até a realização das três expedições marítimas ao redor do mundo e a criação da Voz dos Oceanos, uma iniciativa mundial de combate à poluição nos oceanos.
Exposição da Família Schurmann terá emissões compensadas
A exposição terá suas emissões de gases de efeito estufa totalmente compensadas com o apoio da GSS Impact Development Company, empresa global que oferece soluções personalizadas em sustentabilidade para negócios de diversos setores.
A compensação é realizada por meio da compra de créditos de carbono de um projeto de conservação de florestas na Amazônia, registrado no Verra, organização sem fins lucrativos reconhecida por estabelecer o Verified Carbon Standard (VCS), programa de créditos de carbono mais amplo do mundo.
Esse projeto colabora para proteção de áreas florestais vitais da Amazônia e para a redução das mudanças climáticas ao evitar a liberação de carbono que é armazenado em árvores.
Moda sustentável
Em paralelo à exposição, recentemente foi inaugurado no local um quiosque da Alma Catarina, marca de moda que tem a sustentabilidade como pilar e que desenvolveu uma coleção de camisetas tendo como premissa salvar os oceanos.
O design do quiosque foi inspirado no veleiro Kat, que é o atual utilizado pela família, e tem o formato de barco. Para ajudar na expedição, todas as peças comercializadas pela marca têm 10% do seu valor de custo destinado ao Instituto Voz dos Oceanos para fomentar suas ações e projetos.
A exposição é realizada pelo BravaMall e Alma Catarina, com patrocínio de Procave, SEACARUSO – Soluções Oceânicas & Energias Renováveis e apoio de JM Comunicação Visual e GSS Impact Development Company.