Carnaval de rua em Florianópolis tem horário para acabar; saiba até que horas vai a diversão

A Prefeitura de Florianópolis confirmou que o Carnaval de rua terá hora para acabar na cidade. As festividades devem encerrar às 2h da madrugada, horário em que os foliões serão dispersos pela atuação da GMF (Guarda Municipal de Florianópolis) e da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina).

Operação Alegria faz cerco em Carnaval de Florianópolis

Carnaval de Florianópolis tem hora para acabar: às 2h da madrugada – Foto: Divulgação/PMSC/ND

Durante o Carnaval de rua, a GMF atuará em conjunto com os policiais militares somente na região do Centro Leste de Florianópolis. Nas demais localidades da cidade, a PM ficará responsável pela dispersão no horário determinado.

A portaria conjunta da SMPHDU (Secretaria Municipal de Planejamento, Habitação e Desenvolvimento) e da SMDECT (Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia), publicada na segunda-feira (24), estabelece o seguinte horário para blocos, arenas e festas em espaço público:

  • Finalização da sonorização até 1h30;
  • Movimento de dispersão até às 2h;
  • Início da limpeza pública às 2h.

Ao lado da PM, guardas municipais vão dispersar os foliões do Centro Leste de Florianópolis a partir do horário limite – Foto: GMF/ Divulgação/ ND

O decreto municipal nº 27.805, de 14 de fevereiro de 2025, institui a “força tarefa especial de segurança do Carnaval de Florianópolis”. A força tarefa é composta por até 240 guardas municipais, com o objetivo de “garantir a ordem e a segurança da população durante as festividades do Carnaval”.

Segundo a Prefeitura de Florianópolis, quem resistir às determinações pode ser preso, a depender do caso. O responsável pode ser notificado e o estabelecimento fechado. Se o volume do som no Carnaval de rua for excessivo ou desrespeitar a Lei do Silêncio, o equipamento pode ser apreendido.

Veja o horário limite para blocos e festas do Carnaval de rua nos bairros de Florianópolis

Carnaval de rua em Florianópolis

Blocos do Carnaval de rua na região do Centro de Florianópolis podem ocorrer até 21h – Foto: Divulgação/PMF

Região Central: 

  • De sexta-feira (28) a terça-feira (4), as festas podem ocorrer até 21h.

Santo Antônio:

  • Sexta, sábado e segunda: até 2h da madrugada.
  • Domingo: até 22h.
  • Terça-feira: até 19h.

Sambaqui:

  • Até 2h da madrugada.

Canasvieiras e Ingleses:

  • Até 22h.

Ponta das Canas

  • Até 1h da madrugada.

Tapera, Pântano do Sul e Lagoa da Conceição:

  • Até 2h da madrugada.

Campeche:

  • Domingo: até 22h.
  • Terça-feira: até 23h.

Barra da Lagoa:

  • Até meia-noite.

Beira-mar Continental:

  • Até 23h.

‘Operação Alegria’: carnaval terá hora para acabar em todo estado

Em Florianópolis, o horário limite já iniciou na sexta-feira (22), durante o bloco Berbigão do Boca. O evento abriu as festividade carnavalescas na capital catarinense e deu início à ação denominada “Operação Alegria”.

A operação prevê policiamento reforçado em todas as cidades litorâneas e no Oeste catarinense, como em Joaçaba e Chapecó, municípios com maior concentração de pessoas durante o Carnaval.

Polícia Militar reforça policiamento no Carnaval em Florianópolis

A PM afirma o horário limite de 2h da madrugada para os eventos existe há mais de cinco anos no estado – Foto: SSP/Divulgação/PMSC/ND

Assim como em Florianópolis, a PM será responsável por impor o horário limite do Carnaval de rua, com base nos alvarás das regiões e na lei do silêncio.

Em nota, a corporação afirmou ao ND Mais que a medida existe há mais de cinco anos em Santa Catarina. “A PMSC indica como sendo 2h da madrugada o horário mais propício para o término dos festejos, tendo em vista a segurança de todos”.

Nas edições anteriores, a Operação Alegria também promoveu o cerco e a busca pessoal no acesso aos eventos, assim como a proibição da venda de garrafas.

Tecnologia de reconhecimento facial ativa

Para reforçar a segurança, a tecnologia de reconhecimento facial está sendo usada pela primeira vez no Carnaval de rua de Florianópolis. Durante o Berbigão do Boca, um suspeito com mandado de prisão em aberto foi localizado pelas câmeras e preso pela PM.

Homem é preso em bloco de rua após ser localizado por reconhecimento facial em Florianópolis

PMSC realiza prisão com uso de tecnologia de reconhecimento facial no Berbigão do Boca, em Florianópolis – Foto: Divulgação/SSP/ND

Em entrevista ao Balanço Geral Florianópolis, Emerson Fernandes, comandante-geral da PMSC, destacou a importância da tecnologia na manutenção da segurança.

“Com esse equipamento estamos fazendo um cerco na região central de Florianópolis e também em demais pontos. Mas o foco é aqui na região central, onde estarão os principais eventos do Carnaval de Florianópolis”, afirmou o comandante-geral.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.