
Para esta sexta-feira (28) o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) não registra alertas de clima. O início da quinta-feira (27) é marcado por eventos climáticos significativos que exigem atenção da população. O instituto emitiu 7 alertas para chuvas intensas em várias regiões para o início do dia.
De acordo com o Inmet, o Norte e Centro-Oeste do país conta com três alertas laranja de perigo para chuvas intensas com chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Sul conta com dois alertas de tempestades com chuvas de 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
No litoral nordestino um alerta amarelo de perigo potencial para chuvas intensas registra chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Um último alerta de perigo potencial atinge regiões de todo o território nacional com chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
A recomendação das autoridades é que os moradores dessas regiões evitem áreas de risco, como encostas e margens de rios, e fiquem atentos às atualizações meteorológicas. É fundamental que a população siga as orientações da Defesa Civil e de outros órgãos competentes para evitar acidentes.