Lula-colossal e coral: os maiores animais marinhos do mundo

O planeta é composto por 75% de água, abrigando criaturas nas profundezas, algumas consideradas os maiores animais marinhos.

Essas espécies se destacam pelo tamanho gigantesco e, muita vezes, assustador, apresentando ainda mais beleza para os oceanos.

Maiores animais marinhos do mundo

Coral de 500 anos

Com 34 metros de comprimento e 32 metros de largura, um coral é considerado o maior animal aquático já descoberto pelo ser humano.

O coral, localizado próximo ao arquipélago Três Irmãs, na província de Makira-Ulawa, foi inicialmente confundido com o sombreamento de um naufrágio. Pesquisadores estimam que ele esteja em crescimento contínuo há cerca de 300 a 500 anos.

Nas fotos divulgadas pela equipe de pesquisa é possível ver um grande aglomerado marrom no oceano. – Foto: Steve Spence/National Geographic Pristine Seas/Reprodução ND

A descoberta foi liderada por Enric Sala, explorador residente da National Geographic, que comparou o achado a “encontrar a árvore mais alta do mundo”. A equipe espera que a visibilidade do coral impulsione iniciativas de conservação, mesmo fora de eventos como a COP16, que debaterá a biodiversidade global.

Baleia-azul

Liderando a lista dos maiores animais marinhos do mundo e representando as baleias, aparece a baleia-azul, ostentando 30 metros de comprimento.

Baleia-azul, um dos maiores animais marinhos do mundo

A baleia-azul é a primeira colocada dos maiores animais marinhos do mundo – Foto: Reprodução/Revista Náutica/ND

De acordo com o portal OcenHub, a espécie pode chegar a pesar 150 toneladas, recebendo também o título de maior animal que vive no planeta.

Esta espécie já foi abundante nos mares, mas sofreu duramente com as caçadas na primeira metade do século 20, que visavam carne e a extração de óleos para abastecer os lampiões utilizados na iluminação das cidades.

Embora ainda esteja ameaçada de extinção, com os esforços de diversos países e entidades, sua espécie tem sido preservada.

Água-viva juba-de-leão

Da espécie Cyanea capillata, esse animal mede entre 30 a 80 centímetros, mas os tentáculos são o grande diferencial.

Registro de uma água-viva Juba-de-leão

Seus tentáculos colocam essa espécie na lista de maiores animais marinhos – Foto: Reprodução/Mar Sem Fim/ND

Os incríveis “braços” podem atingir 30 metros de comprimento, o equivalente à altura de um prédio de dez andares.

Embora seu tamanho possa assustar, ela não é uma das águas-vivas mais perigosas e vive nos oceanos Pacífico e Atlântico e nos mares do Norte e Báltico.

Tubarão-baleia

Podendo atingir entre 15 e 20 metros, o Tubarão-baleia, é o maior exemplar de peixe e pode chegar a ser três vezes maior que o tubarão-branco.

Tubarão-baleia no mar

O tubarão-baleia é a maior espécie de peixe existente conhecida no mundo e pode atingir 12 metros de comprimento – Foto: Ocean Life Education/ND

Apesar do tamanho, o gigante não representa ameaça alguma, já que se alimenta de plâncton, pequenos peixes e lulas.

Lula-colossal

Ostentando o título de “colossal”, esse animal é provavelmente a maior espécie de lula existente e o único membro do gênero Mesonychoteuthis.

Registro de uma Lula-colossal avistada  nadando no mar do Japão

Registro de uma Lula-colossal avistada  nadando no mar do Japão – Foto: AFP/ND

A espécie de molusco marinho só foi descoberta em 1925, quando seus tentáculos foram encontrados no estômago de uma baleia cachalote, sendo identificada com um dos maiores animais marinhos.

Ela vive em águas profundas, difícil de ser encontrada. Ela e sua arquirrival, a cachalote, marcam uma das maiores rivalidades de todos os mares.

Orca

Apesar de ser conhecida como “baleia-assassina”, a orca é, na verdade, um golfinho, uma das maiores da espécie e um dos maiores animais marinhos.

Duas orcas pulando no mar

Apesar de serem conhecidas como “baleias-assassinas”, as orcas são uma espécies de golfinhos – Foto: iStockphoto/Reprodução/ND

Ela recebeu esse apelido pelo tamanho avantajado e habilidade de caçar outros animais marinhos, como pinguins, focas, leões-marinhos, peixes e até outros golfinhos, ficando no topo da cadeia alimentar.

Embora seja comum sua presença em águas frias e costeiras, as orcas podem ser encontradas em regiões polares e até mesmo na linha do equador.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.