Defesa Civil interdita duas casas vizinhas ao imóvel onde três pessoas morreram soterradas em Taubaté, SP


O imóvel onde ocorreu o deslizamento já havia sido interditado no sábado. Agora, após vistorias, duas casas vizinhas ao local da tragédia também foram interditadas neste domingo. Uma pessoa ficou desalojada. Defesa Civil interdita duas casas vizinhas ao imóvel onde três pessoas morreram soterradas em Taubaté, SP
Divulgação/Prefeitura
A Defesa Civil informou, na tarde deste domingo (29), que interditou duas casas que são vizinhas ao imóvel onde ocorreu um deslizamento de terra e três pessoas morreram soterradas. Segundo o órgão, foi feita uma vistoria nos locais e identificada a situação de risco.
De acordo com a Defesa Civil, as duas casas interditadas ficam na rua da Liberdade, no bairro Barreiro. Uma pessoa ficou desalojada.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
No primeiro imóvel interditado, a Defesa Civil alega que um talude de aproximadamente 5 metros está rente à residência e possui cicatrizes geológicas, podendo ocorrer escorregamento ou movimentação de massa, provocando um novo deslizamento. O imóvel é de veraneio, com o proprietário residindo em outra casa, por isso não houve desabrigados.
Já na segunda casa vistoriada foi constatado que o talude de aproximadamente 15 metros também estava próximo da residência e possui cicatrizes geológicas, podendo ocorrer risco de deslizamento. Uma pessoa ficou desalojada e foi acolhida na casa de um amigo.
Nos dois casos, a Defesa Civil destacou que as áreas acima dos taludes sofreram movimentação de solo e possuem acumulado significativo de chuva, solo encharcado, com alto risco de movimentação.
A Defesa Civil explicou que essa é a primeira vez que foi acionada para vistoriar o local. Por isso, até então, o risco iminente de deslizamento de terra era desconhecido pela Defesa Civil.
Na vistoria, várias trincas e cicatrizes no barranco indicaram infiltração de água, podendo haver novos deslizamentos no local, por isso foram necessárias as interdições totais dos dois imóveis.
Deslizamento de terra matou três pessoas em Taubaté, SP
Bruna Capasciutti/TV Vanguarda
Tragédia
O deslizamento de terra que atingiu uma casa na tarde desta sexta-feira (27), em Taubaté, no interior de São Paulo, matou três pessoas soterradas e deixou uma pessoa ferida. O último corpo foi encontrado pelas equipes de buscas na madrugada deste sábado (28), após mais de sete horas de trabalhos.
O deslizamento ocorreu por volta das 17h30, no bairro Barreiro, na zona rural da cidade, enquanto chovia. A operação de buscas envolveu uma força-tarefa e mobilizou dezenas de agentes de segurança e voluntários – leia mais abaixo.
Defesa Civil faz buscas por quatro pessoas que foram soterradas após deslizamento de terra atingir casa em Taubaté, SP
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Segundo os bombeiros, quatro pessoas ficaram desaparecidas após o deslizamento que atingiu o imóvel, sendo as vítimas uma mulher e três homens. Apenas um homem sobreviveu.
De acordo com a corporação, a primeira pessoa a ser retirada da terra foi um homem de 49 anos, que sobreviveu ao deslizamento. Ele estava parcialmente soterrado, foi resgatado consciente e levado para o Hospital Regional de Taubaté. Ele teve uma fratura na perna direita e recebeu alta do hospital na madrugada deste sábado (28).
Depois, por volta das 23h30, após cerca de 6 horas de buscas, um homem e uma mulher foram encontrados mortos no local.
Já na madrugada deste sábado (28), quase 1h da manhã, a quarta vítima foi encontrada. O corpo é de um homem que trabalhava como caseiro no imóvel.
Veja a cronologia:
17h30 – Deslizamento de terra atingiu o imóvel
17h30 – Voluntários e forças de segurança iniciam buscas por sobreviventes
20h40 – Homem de 49 anos é resgatado com vida do soterramento
23h30 – Homem e mulher são encontrados mortos em meio aos escombros
0h57 – Homem que trabalhava como caseiro é encontrado soterrado e morto
Os corpos foram retirados do local pelas forças de segurança. Com o encerramento das buscas, o local ficou sob os cuidados da polícia e da Defesa Civil.
O espaço deve passar por perícia policial e também deverá receber análise da Defesa Civil, para constatar se não há risco de novos deslizamentos.
As vítimas
As quatro pessoas que foram atingidas pela terra estavam na área externa, enquanto duas crianças estavam dentro da casa. As crianças não ficaram feridas porque a casa não sofreu com o deslizamento.
Entre os quatro adultos na área externa, três morreram e um sobreviveu. O sobrevivente teve fratura na perna direita.
As três pessoas que morreram foram identificadas na madrugada deste sábado (28). Elas são:
Carla Sírio Leite, de 38 anos
Giovane Hideo Gabriel Matsuda, de 34 anos
Maurício Tavares, de 41 anos
Giovane Matsuda e Carla Sírio, casal vítima de deslizamento de terra em Taubaté
Redes sociais
Maurício Tavares, vítima de deslizamento de terra em Taubaté
Imagem cedida pela família
Segundo o boletim de ocorrência, Giovane e Carla eram casados e tinham uma filha juntos, de cinco anos. O casal tinha outra criança, de 12 anos, que era filha apenas da mulher. As duas meninas estavam na casa da chácara e não foram atingidas pelo deslizamento. Maurício era amigo do casal.
O sobrevivente do deslizamento de terra é Gustavo Santos Scacabarozzi, de 49 anos. Ele estava parcialmente soterrado, foi resgatado consciente e levado para o Hospital Regional de Taubaté. Ele teve uma fratura na perna direita e recebeu alta do hospital na madrugada deste sábado (28).
Defesa Civil faz buscas por quatro pessoas que foram soterradas após deslizamento de terra atingir casa em Taubaté, SP
Divulgação/Corpo de Bombeiros
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.