Idosa detida por furtos em série no Natal não queria ser solta: ‘Sem ter onde ficar’


Ela foi detida pela PM ao desembarcar de um ônibus em Santos, mas foi liberada após ser ouvida na delegacia, pois não houve flagrante. Ela disse que realiza os furtos para conseguir comer e que não tem onde morar. Mulher detida por furtos em série de caixinhas de natal no litoral de SP disse que não queria ser solta
Matheus Croce/TV Tribuna
A idosa, de 63 anos, detida após cometer uma série de furtos, incluindo caixinhas de Natal e celular, na Baixada Santista, no litoral de São Paulo, disse em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, que realizou os crimes para comer e que não queria ser solta, pois voltando à rua não teria para onde ir. Ela tem passagens na polícia desde 1984 pelo mesmo crime em São Vicente e São Bernardo do Campo.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Santos no WhatsApp.
A mulher foi abordada pela Polícia Militar na manhã do último sábado (21) ao descer de um ônibus no canal 1, em Santos. A PM foi acionada por passageiros que a reconheceram. Embora tenha sido levada ao 7° Distrito Policial (DP), foi liberada após prestar depoimento, pois não houve flagrante.
A idosa confirmou ter furtado as caixinhas de natal e pegado celular em comércios da região. Ela disse que precisava furtar por questões de necessidade.
“Precisava, mas eu não quero mais [furtar]. Eu não queria ser solta não para ir à rua sem ter onde ficar”, contou ela.
De acordo com ela, não foi sempre que morou na rua, pois tinha marido, mãe e pai, mas agora não tem mais familiares. A idosa confessou que já foi presa anteriormente por furto, mas que ficou pouco tempo detida.
“Coisa [de furto] em loja. Nunca mexi em nada de ninguém, nunca fiz mal para ninguém”, disse.
A idosa contou também que vendeu os celulares para outras pessoas, e que usava o dinheiro das caixinhas de Natal para comer. Ao ser questionada se continuaria furtando após ser liberada na delegacia, ela negou, mas pediu ajuda.
“Não vou continuar furtando, mas preciso ter alguém para me ajudar, me por em uma clínica”, disse.
Furto na cafeteria
‘Idosa do crime’ que furta caixinhas de Natal no litoral de SP é flagrada pegando celular de cafeteria em Santos, SP
Reprodução
Em entrevista à TV Tribuna, afiliada da Globo, Tânia Moreira, funcionária da loja furtada na Avenida Ana Costa, contou que a idosa age de forma rápida. “Ela distraiu a funcionária, pediu para esquentar um salgado”.
De acordo com Tânia, enquanto a atendente esquentava o salgado, a mulher pegou o aparelho celular e colocou em uma sacola. “A gente só foi ver depois de um tempo. Eu não esperava que tivessem levado”.
“Para mim, [o celular] estava pela loja. Procurei, procurei e não achei. Quando a gente foi capturar pelas imagens [de monitoramento], a gente viu que ela tinha levado mesmo o celular”, disse.
‘Idosa do crime’ que furta caixinhas de Natal no litoral de SP é flagrada pegando celular de cafeteria em Santos, SP
Reprodução
Tânia acredita que alguém esteja agindo por trás dos crimes praticados pela idosa, pois o celular está sendo usado. “Estão usando meu WhatsApp, [pois] o celular é todo aberto [sem senha]. Mandaram uma mensagem no celular do meu marido e a gente acabou clicando em um link”.
Furto na conveniência
Em 16 de dezembro, a idosa foi flagrada por câmeras de monitoramento da loja de conveniência repetindo o crime. O posto de combustíveis está localizado no bairro Xixová, em Praia Grande.
Idosa que furtou caixinha de Natal de funcionários de doceria em São Vicente, SP, também pegou a de conveniência em Praia Grande
Reprodução
Nas imagens é possível ver que a mulher distraiu os funcionários, furtou a caixinha e saiu do local. A Polícia Militar informou não ter sido acionada para nenhum dos casos.
Idosa que furtou caixinha de Natal de funcionários de doceria em São Vicente, SP, também pegou a de conveniência em Praia Grande
Reprodução
Furto na doceria
O outro furto ocorreu na Doceria Cássia, localizada na Rua Odair Muller de Azevedo Marques, no bairro Vila Margarida. Ao g1, a proprietária do comércio, Rita de Cássia, de 50 anos, contou que a mulher comprou dois doces e aproveitou o momento em que a funcionária estava de costas para furtar a caixinha.
Segundo Rita, ninguém percebeu a ação da suspeita e sequer teve tempo para sentir falta da caixinha, que tinha um cartão de agradecimento aos clientes. Isto porque minutos depois do furto uma amiga dela encontrou o item com algumas moedas na calçada de uma loja de roupas do bairro.
Idosa furta ‘caixinha de Natal’ de funcionários de doceria em São Vicente, SP
A proprietária acionou o técnico das câmeras de monitoramento e teve acesso às imagens em 16 de dezembro. “Foi uma surpresa geral porque […] nunca que a gente imaginaria que seria uma senhora. É até cômico se não fosse trágico”, afirmou.
De acordo com Rita, os cinco funcionários da doceria tinham planos com o valor arrecadado, entre eles uma gestante que pretendia comprar fraldas. “Tinha algo por trás desse dinheiro. Foi muito frustrante e revoltante também. Todos eles ficaram muito revoltados”, desabafou.
Ela destacou que é proprietária da doceria há 20 anos e nunca tinha passado por nada parecido. Apesar da revolta, Rita não pretende registrar um boletim de ocorrência (BO) sobre o furto, que aconteceu em 15 de dezembro.
“A gente nunca imaginaria que uma senhorinha de quase 70 anos fosse capaz de fazer isso. Então, é um alerta [aos outros comerciantes] para que a gente fique muito mais esperto agora nessa época de final de ano”, finalizou.
Idosa furtou ‘caixinha de Natal’ de funcionários de doceria em São Vicente (SP)
Reprodução
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.