Um policial militar foi visto dando um tiro a queima-roupa em um homem de 24 anos que filmou uma abordagem O caso aconteceu nesta quarta-feira (25) em Osasco, cidade da zona metropolitana de São Paulo. A justificativa foi que o jovem tentou tirar a arma do policial.
Filmagem de abordagem
Câmeras de segurança capturaram o incidente; as imagens foram divulgadas na TV Globo. É possível ver uma viatura e dois policiais. Eles descem e se aproximam de um grupo de civis na rua.
Os policiais e as pessoas na rua começam a discutir. Uma segunda viatura chega, e a discussão escala. Em dado momento o policial agride uma pessoa com um cassetete, e depois o jovem que sofreu o tiro começa a filmar o agente.
O policial com o cassetete na mão vai para cima do jovem que filma, e começa a puxá-lo pela roupa. Uma mulher tenta separá-los. Mas outro policial se aproxima e dá um tiro à queima-roupa no jovem de 24 anos.
Os policiais ainda agridem outra pessoa com um cassetete, enquanto as pessoas tentam conversar e acalmar os policiais e, simultaneamente, socorrer o homem baleado.
Policiais não ajudam
As imagens mostram diversos civis segurando e tentando ajudar o homem baleado, mas em momento algum é possível ver os policiais tentando intervir e prestar socorro
O homem foi levado ao hospital, mas não existem informações sobre o estado de saúde dele.
Polícia se posiciona
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo se posicionou e disse que os policiais foram chamados para liberar a rua e atiraram no homem depois dele tentar tirar a arma de um dos policiais.
De acordo com informações do órgão, moradores bloquearam a rua e os policiais tentaram intervir “quando houve uma confusão generalizada” e o jovem baleado tentou tirar a arma, e outro agente interveio para impedir.
A SSP-SP não informou se o policial responsável pelo disparo foi afastado do cargo. A PM investigará o caso e garantiu que “todas as medidas cabíveis são tomadas em caso de abuso por parte dos policiais.”