Visão panorâmica da plateia lotada de uma apresentação de show da turnê ‘Caetano & Bethânia’ em agosto no Rio de Janeiro
Reprodução / Facebook Caetano Veloso
♫ RETROSPECTIVA 2024 – A era dos festivais permaneceu firme e forte ao longo de 2024, mas o ano também foi pautado por grandes turnês de artistas brasileiros.
A partir de agosto, Caetano Veloso e Maria Bethânia, por exemplo, mobilizaram multidões em arenas e estádios com as apresentações da primeira turnê conjunta dos irmãos desde 1978, Caetano & Bethânia, show que sairá de cena em março de 2025.
Em mais um ano glorioso, Jão seguiu o ritual mágico dos popstars na Superturnê, estreada em São Paulo (SP). O show do cantor percorreu o Brasil e reiterou a força de Jão junto às gerações jovens.
Já o grupo Sepultura atraiu um público mais velho que testemunhou a trajetória vitoriosa da banda mineira de heavy metal dentro de fora do Brasil. Ao decidir sair de cena, o grupo percorreu o país e o mundo a partir de março com a turnê de despedida Celebrating life through death. O derradeiro show do Sepultura segue em cena e tem datas agendadas até julho de 2025.
No mesmo clima de despedida, a banda brasiliense Natiruts percorreu o Brasil de junho a dezembro com o show Leve com você.
Em novembro, foi a vez de Liniker colher os frutos do álbum Caju com a estreia da turnê que se estenderá ao longo de 2025, com datas agendadas no Brasil e na Europa.
Contudo, nem toda turnê deu certo ou mesmo chegou a estrear. A turnê comemorativa dos 30 anos de carreira de Ivete Sangalo foi cancelada antes mesmo da estreia. Nos bastidores, comentou-se que o alto preço dos ingressos teria desestimulado os seguidores da cantora a ir ao show.
No mesmo dia 15 de junho em que foi anunciado o cancelamento da turnê de Ivete, Ludmilla anunciou que a turnê pop da artista, Ludmilla in the house tour, também ficaria no plano dos sonhos. Em contrapartida, Ludmilla saboreou o sucesso da turnê de pagode Numanice #3, cujo show tem esgotado ingressos Brasil afora.
De modo geral, palcos e plateias permaneceram agitados no Brasil ao longo de 2024.