Fogo foi causado pelo clima quente e seco; chamas ultrapassam 25 metros de altura. Fumaça escurece o céu sobre o prédio do parlamento grego durante incêndio florestal.
Derek Gatopoulos/AP News
O cheiro de fumaça e fuligem tomou conta de Atenas neste domingo (11), com o céu escurecendo enquanto um incêndio florestal queimava a nordeste da capital grega.
Mais de 250 bombeiros, 67 caminhões de bombeiros, 12 aviões e seis helicópteros estão combatendo o incêndio, que começou por volta das 15h (horário local), a cerca de 35 quilômetros de Atenas.
“As chamas estão se movendo rapidamente em direção ao Lago Maratona, um importante reservatório que abastece Atenas com água”, disse o Coronel Vassileios Vathrakogiannis, porta-voz do corpo de bombeiros. Um número ainda desconhecido de casas foi danificado.
Vathrakogiannis disse que os ventos atingiram força de vendaval na área do incêndio e que as chamas ultrapassaram 25 metros de altura. Moradores das vilas perto da área do incêndio foram avisados por mensagem de texto de emergência para evacuar.
Mais fumaça vista sobre o Arco de Adriano, monumento histórico do centro de Atenas.
Derek Gatopoulos/AP News
Outro incêndio que começou a oeste de Atenas foi contido, segundo o porta-voz.
O clima quente e seco, piorado por ventos fortes, aumenta o perigo de incêndios florestais. Junho e julho foram os meses mais quentes já registrados na Grécia, que também registrou seu inverno mais quente de todos os tempos.
Tanto meteorologistas quanto autoridades governamentais alertaram sobre o perigo aumentado de incêndios florestais por causa das condições climáticas de domingo até quinta-feira. “Metade do país estará sob um ‘alerta vermelho'”, disse o Ministro da Crise Climática e Proteção Civil Vassilis Kikilias.
Papa Francisco faz pronunciamento sobre vítimas do acidente aéreo ocorrido em Vinhedo