Uma câmera do Voyageurs Wolf Project flagrou um lince-do-Canadá, um felino ameaçado de extinção e considerado muito raro. O registro foi publicado nas redes sociais e viralizou por conta do animal olhar fixamente para câmera, dando a impressão que posou para o vídeo.
O lince-do-Canadá tem como habitat natural florestas no Canadá e nos EUA. Além do rabo curto, que tem entre 10 cm e 15 cm, ele também é conhecido por ter um tufo na ponta da orelha.
A região onde o lince-do-Canadá foi filmado é de difícil acesso. O projeto Voyageurs estuda o ecossistema de lobos na floresta e possui mais de 300 câmeras espalhadas pelo local.
A proximidade do lince com a câmera e o flagra durante o dia não são comuns, segundo Gable, em entrevista ao portal StarTribune. Ainda conforme ele, a área em que o lince foi visto é em plena mata, afastada da cidade, e abriga ao menos quatro alcateias.
Em 2022, uma estimativa indicava que havia entre 100 e 300 linces-do-Canadá em Minnesota. A espécie é considerada ameaçada de extinção pela Lei de Espécies Ameaçadas, segundo o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA.
Confira o registro raro do felino ameaçado de extinção
We captured some really neat footage of lynx this past year on our cameras but this is definitely the coolest. In fact, might be the best video of a lynx we have ever captured, not least because the lynx decided sit right in front of the camera…
Thanks to the Minnesota… pic.twitter.com/vcrFk0MlNn
— Voyageurs Wolf Project (@VoyaWolfProject) July 31, 2024