Gerson Goes atuou cerca de 30 anos na área da segurança pública, em Sorocaba (SP). Em meio à pandemia, aprendeu a fazer pizza assistindo vídeos pela internet. Com ajuda da esposa e das filhas, o passatempo se tornou profissão e virou um negócio familiar. Gerson Goes teve apoio da esposa e das filhas para iniciar a produção de pizzas e conseguir abrir o próprio negócio
Arquivo Pessoal
Após quase 30 anos atuando na área da segurança pública, um policial civil decidiu, em meio ao processo de aposentadoria, se aventurar em uma profissão muito diferente daquela que dedicou parte da vida.
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
Com o apoio e a parceria da esposa e das filhas, ele deixou os desafios do combate à criminalidade, se aventurou pela magia da culinária e conquistou um prêmio de melhor pizza napolitana em um concurso realizado em São Paulo.
Gerson Goes, de 55 anos, atuava como investigador de polícia em Sorocaba (SP). Em março de 2020, no começo da pandemia da Covid-19, a rotina de trabalho dele foi impactada e Gerson passou a ficar mais tempo dentro da delegacia, fazendo trabalhos administrativos.
“Ficava o dia todo em frente ao computador. Vez ou outra, tinha tempo e assistia vídeos na internet sobre produção de pizza, panificação. Foi também uma forma de ocupar a cabeça em meio à pandemia. Sempre gostei de cozinhar. Mas nunca tinha feito nenhuma pizza na vida”, relembra.
Funcionárias essenciais
Para testar se os conhecimentos já estavam afiados, Gerson emprestou um forno de um amigo e fez algumas pizzas para a família e vizinhos. A “chuva” de elogios motivou o empresário a fazer mais fornadas. Até aquele momento, toda a produção era feita em casa, e a ajuda da família era indispensável.
“Coloquei minhas duas filhas mais novas pra trabalharem comigo. Pagava R$ 2 para cada uma por pizza feita, como forma de incentivo. Foi um momento muito gostoso em família. Uma experiência que nos aproximou”, afirma.
Na época, a filha mais nova de Gerson, Maria Clara Lara de Goes, tinha apenas 11 anos e a filha do meio, Ana Giulia Lara de Goes, tinha 15 anos. Gerson também é pai da Mayara Goes, de 31 anos, e é casado com Daniela Goes.
A experiência também foi significativa para as filhas, que lembram da “loucura” que foi o início do negócio familiar.
“Todos dedicados para que nada desse errado. Nenhum de nós tinha feito algo parecido até então. Era uma correria, a cada semana que passava aumentava o número de pedidos, mas todas nós entramos na loucura do meu pai e apoiamos ele nessa ‘maluquice’. No final, jantávamos juntos a nossa pizza, que desde aquela época já era extraordinária”, comentam .
Ana Giulia e o pai em uma das produções de pizza na casa de um cliente
Arquivo Pessoal
Foram meses intensos na produção das pizzas, enquanto Gerson estava no processo de aposentadoria da profissão de policial civil. A propaganda “boca a boca” fez com que o negócio familiar crescesse e ganhasse uma clientela considerável. E foi justo neste momento que ele decidiu parar com a produção das pizzas.
“Foi no final de 2021. Estava com muita demanda pelas pizzas e não conseguia dar conta da produção só fazendo em casa. Entendi que se quisesse continuar, precisava de um espaço próprio pra isso”,
Em janeiro de 2022 surgiu a oportunidade de abrir um restaurante. Atualmente, a família Goes administra duas pizzarias, sendo uma em Sorocaba e outra em Votorantim.
Pendurar o distintivo pode não ter sido uma decisão fácil, mas foi importante para permitir que o Gerson tivesse mais tempo com a família.
“Não tem mais aquela tensão da polícia, aquela rotina louca, correria. Agora tenho mais tempo pra mim e para minha família. Elas agradecem”.
Gerson com as Maria Clara e Ana Giulia e com a esposa Daniela
Arquivo Pessoal
Conquista de prêmio e campeonato internacional
Em julho deste ano, Gerson participou de um concurso para eleger os melhores pizzaiolos do Brasil. A premiação ocorreu em São Paulo. Com uma pizza sabor marguerita, ele conquistou o 2º lugar na categoria “Melhor pizza napolitana”, entre cerca de 40 concorrentes.
“Não tinha pretensão nenhuma em ganhar, fui só pra participar. Imaginei que ficaria entre os 10, 15 colocados, o que já estaria ótimo. Foi uma grande surpresa conquistar o 2º lugar”, conta.
A colocação garantiu vaga para disputar um campeonato na Itália, terra da pizza. A disputa será em Parma, em abril do ano que vem. “Estou muito animado e estudando para superar meus concorrentes. Confesso que me acendeu uma vontade de participar de mais concursos”, revela o pizzaiolo.
Gerson conquistou 2º lugar na categoria “Melhor pizza napolitana” em um concurso realizado em São Paulo
Arquivo Pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM