
Dois pilotos sofreram um acidente durante uma exibição no globo da morte em Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A colisão entre os homens foi na noite de domingo (18), em uma apresentação do circo que se apresenta na região.

Durante uma exibição no globo da morte em Joaçaba, dois pilotos sofreram um acidente. – Foto: Géssica da Rosa/Reprodução/ND
Uma espectadora da apresentação gravava a cena no momento em que o acidente aconteceu. A exibição estava no fim quando a colisão foi registrada.
A equipe da NDTV conversou com um dos pilotos, o qual também é dono do Circo Mix. Luciano Firmino contou que o susto foi grande, mas acidentes acontecem.
“O outro rapaz se perdeu e bateu de frente comigo, como as duas motocicletas caíram em cima de mim acabei me machucando. Mas fomos ao hospital e está tudo bem. É bater a poeira que amanhã tem de novo”.
Firmino destacou que esse é o trabalho dele, enquanto artista de circo e tudo é feito com proteção e treinamento. “Não fui brincar de moto, eu sou um artista de circo”, destacou.
Veja o vídeo da exibição no globo da morte:
Uma espectadora da apresentação gravava a cena no momento em que o acidente aconteceu. – Vídeo: Géssica da Rosa/Reprodução/ND
Entenda o que é o globo da morte:
O globo da morte é uma atração na qual os motociclistas pilotam em um grande globo metálico. Eles dão voltas completas pela ‘gaiola’, indo do chão até o teto e ficam até de cabeça para baixo por alguns segundos.
A duração das atrações varia, mas é geralmente feita em cerca de 30 minutos. Além disso, são acompanhadas de música e show de luzes.
No globo da morte, é necessário que a moto fique em uma velocidade média, que varia conforme o tamanho do globo (entre 60 e 70 km/h durante toda a apresentação).
Graças a essa velocidade constante que as motos conseguem chegar ao topo do globo e descer sem cair no chão.
O globo da morte foi inventado em 1904, nos Estados Unidos, para espetáculos de circo. Já no Brasil, o espetáculo chegou na década de 1930, trazida pelo italiano Guido Conci.