Chá medicinal para proteger o fígado, sistemas digestivo e respiratório

Você já foi apresentado aos poderes curativos do alcaçuz? Essa erva poderosa, quando usada corretamente, ajuda a proteger os sistemas digestivos e respiratórios, além proporcionar um chá medicinal para proteger o fígado.

O alcaçuz tem propriedades que ajudam a aliviar a garganta, auxiliam na digestão e fortalece o sistema imunológico. Quando aliado ao gengibre, como neste chá, se torna completo com propriedades anti-inflamatórias. O limão, por sua vez, adiciona vitamina C e um toque refrescante.

Imagem de alcaçuz, erva de chá medicinal para proteger o fígado

Chá medicinal para proteger o fígado é feito com erva poderosa – Foto: Pixabay/Reprodução

Além disso, o alcaçuz possui sabor adocicado, sendo uma planta medicinal milagrosa e utilizada há milhares de anos na medicina tradicional pelos seus efeitos incríveis na saúde, como uma poderosa aliada contra os sintomas de resfriado e do sistema digestivo.

A nutricionista Patrícia Leite destaca os poderes anti-inflamatórios do alcaçuz, indicados também para aliviar o stress e níveis de cortisol no organismo.

Mas atenção, gestantes, pessoas com hipertensão, diabetes, problemas renais e síndrome pré-menstrual devem evitar o alcaçuz. Antes de consumir qualquer tipo de planta medicinal é ideal consultar um profissional de saúde.

Imagem de xícara de chá

Chá medicinal para proteger o fígado, sistemas digestivo e respiratório – Foto: Freepik/ND

Veja como preparar chá medicinal para proteger o fígado

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz (seca e picada)
  • 1 pedaço pequeno de gengibre fresco (cerca de 2 cm), fatiado
  • 500 ml de água
  • 1 colher de sopa de mel (opcional)
  • 1 rodela de limão ou suco de meio limão

Modo de preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela ou chaleira. Assim que a água começar a ferver, adicione a raiz de alcaçuz e as fatias de gengibre. Reduza o fogo e deixe ferver por 5 a 10 minutos, dependendo da intensidade de sabor desejada.

Retire do fogo, coe para remover os pedaços de gengibre e alcaçuz. Adicione o mel (se desejar) e o limão. Misture bem e sirva quente.

Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.