Pai e filho, cães bombeiros se aposentam com homenagem marcante em Blumenau

Os cães Bravo e Chewbacca, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram homenageados em cerimônia que marcou suas aposentadorias. Com honrarias, pai e filho se despediram de suas funções na corporação, após anos dedicados às missões de busca e resgate.

Binômios durante cerimônia de aposentadoria dos animais em SC

Pai e filho, cães bombeiros se aposentam com homenagem marcante em Blumenau – Foto: Divulgação CBMSC/Soldado Eduardo de Souza/Reprodução ND

As homenagens por suas trajetórias aconteceram na segunda-feira (25), no quartel dos Bombeiros Militares em Blumenau, no Vale do Itajaí. Pela dedicação desempenhada, os cães receberam Medalha do Mérito Cinotécnico.

A cinotecnia é uma técnica desenvolvida pelos binômios, dupla formada pelo bombeiro e seu cão.

Os binômios Major Clemente Stähelin Michels, com o cão Chewbacca, e o Sargento Jacques Douglas Romão, com Bravo, foram destaques na cerimônia.

Cães bombeiros se divertindo em praia

Pai e filho, cães bombeiros encerram seus serviços na corporação – Foto: Divulgação CBMSC/Soldado Eduardo de Souza/Reprodução ND

Cães bombeiros dedicaram anos de suas vidas ao trabalho

Os cães bombeiros compartilham uma bela história frente à corporação catarinense, desempenhando um importante papel em missões em todo o estado e no Brasil.

Sob os cuidados de seus tutores, Bravo e Chewbacca encerraram suas trajetórias de serviço, mas manterão o vínculo com aqueles que estiveram ao seu lado nas operações.

Chewbacca, de 8 anos, atuava desde 2017 nos bombeiros e participou de operações de grande repercussão, como o rompimento da barragem de Brumadinho (2019) e os deslizamentos em Petrópolis (2022) e Pernambuco (2023).

O cão também esteve presente em diversas buscas por desaparecidos em Santa Catarina.

Cão bombeiro durante buscas em Brumadinho

Chewbacca esteve presente no atendimento de várias ocorrências ao longo de sua história – Foto: Divulgação CBMSC/Soldado Eduardo de Souza/Reprodução ND

Já Bravo, de 10 anos, conquistou uma certificação internacional aos 18 meses de idade, sendo o mais jovem a atingir esse marco no Brasil, em maio de 2016.

Em sua carreira, o cão bombeiros participou de missões em Brumadinho (2019), Presidente Getúlio (2020), Petrópolis e Recife (2022), a mais recentes foi no Vale do Taquari, em 2023 e 2024.

Cão bombeiro com seu parceiro durante buscas

Bravo conquistou título inédito em 2016 – Foto: Divulgação CBMSC/Soldado Eduardo de Souza/Reprodução ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.