Em 2024, 65 casos de abalroamento foram registrados em todo o estado. Acidentes envolvendo carros e postes geram prejuízos ao envolvidos, a distribuidora e aos moradores da área.
Divulgação CEA Equatorial
Todo e qualquer cuidado no trânsito é necessário e a CEA Equatorial reforça com a população os cuidados com a energia elétrica e os riscos envolvendo acidentes com quebra de postes, ocorrências que podem colocar em risco a vida das pessoas envolvidas e afetar a população em geral, que pode ficar sem o fornecimento de energia elétrica.
Somente no ano de 2024, entre os meses de janeiro e novembro, foram registrados 65 acidentes envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o estado. A capital, Macapá, lidera o número de registros, com 28 acidentes, seguida de Santana, com 14 registros no mesmo período.
Os acidentes podem ocorrer por diversos fatores, como: excesso de velocidade, más condições das vias, estado de embriaguez do motorista, sonolência do condutor, falhas mecânicas e até mesmo pela utilização de celular enquanto o motorista dirige. Estes acidentes, representam risco a vida. Em caso de acidentes, a distribuidora orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.
Segundo a Executiva de Segurança da CEA Equatorial, Jordânia Sousa, além dos danos causados ao veículo e ao condutor, em quase todos os casos, uma das principais consequências é a falta de energia elétrica no local do acidente. A depender da gravidade da colisão, bairros inteiros podem ficar sem energia, até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes. A troca de postes, por exemplo, pode levar até quatro horas ou mais para ser concluída, a depender da situação.
Para enfrentar essa situação, a CEA Equatorial garante que a conscientização é fundamental, por isso, constantemente promove palestras educativas e ações na comunidade, com o intuito de alertar os seus clientes para atitudes perigosas, que podem ocorrer por falta de atenção.
Custos
A distribuidora ressalta que, em média, a substituição de um poste custa R$ 3 mil, variando de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.
O que fazer em caso em casos de acidente?
A CEA Equatorial reforça aos clientes, que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente, sendo pela Clara, assistente virtual, no WhatsApp (96) 3082-2949 e a Central de Atendimento da empresa no telefone 0800 096 0196 para que uma equipe operacional possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.
Caso o acidente tenha vítima, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros. Em casos de rompimento de cabo, é preciso que a vítima fique dentro do veículo e não tenho contato com a parte metálica do mesmo até a chegada das equipes da distribuidora.