SC planeja expandir corredor elétrico para alcançar 100 municípios com entrepostos até 2025

O corredor elétrico catarinense será expandido para atingir a meta de 100 municípios com eletropostos, conforme o anúncio do Governo de Santa Catarina e da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) nesta terça-feira (26).

Anúncio de expansão do corredor elétrico catarinense

Governo anuncia investimento de mais de R$ 5 milhões para a expansão do corredor elétrico – Foto: Eduardo Valente/SECOM

Serão investidos R$ 5,3 milhões para a instalação de novas unidades de recarga. O objetivo é que todas as regiões do estado tenham infraestrutura confiável para a circulação de veículos híbridos e elétricos.

O corredor elétrico catarinense já é considerado um dos maiores do Brasil. A Celesc tem hoje 66 eletropostos em 35 cidades de todo o estado. Joinville, no Norte catarinense, ganhará uma estação ultrarrápida que pode carregar um carro em 15 minutos.

Carro elétrico faz recarga em eletroposto da Celesc

Desde setembro, os motoristas pagam pela recarga de veículos elétricos nas estações da Celesc – Foto: Divulgação/Celesc

“Temos caminhado juntos em direção a um estado mais sustentável. Essa nova fase do corredor elétrico catarinense é reflexo desse esforço coletivo”,  destacou o governador Jorginho Mello durante o anúncio nesta terça-feira.

“Estou confiante de que sua expansão irá impulsionar ainda mais a circulação de veículos elétricos em Santa Catarina, promovendo um desenvolvimento econômico que respeita o nosso meio ambiente e a nossa qualidade de vida”, completou.

Santa Catarina se destaca como o terceiro estado com mais carros elétricos no Brasil. Segundo a Celesc, o uso dos eletropostos aumentou de 3.064 recargas em 2021 para 20.206 em 2023, o que representa um crescimento de quase 560%.

Celesc passa a cobrar recarga para financiar expansão do corredor elétrico

Eletroposto da Celesc em Santa Catarina

Em estações rápidas, a cobrança será de R$ 2,49/kWh + R$ 5,00 pela recarga de veículos elétricos – Foto: Divulgação/Celesc

Em setembro, a companhia de distribuição de energia começou a cobrar pela recarga de veículos elétricos em Santa Catarina, após quase dez anos de serviço gratuito.

A cobrança nos eletropostos visa garantir a manutenção e a expansão do corredor elétrico catarinense, com maior disponibilidade e confiabilidade dos eletropostos.

“A introdução das tarifas garantirá que os catarinenses possam contar com uma infraestrutura robusta e em constante crescimento”, explicou o presidente da Celesc, Tarcísio Rosa.

Confira as taxas atuais dos eletropostos:

  • Estações Rápidas: R$ 2,49/kWh + R$ 5,00 (taxa de desbloqueio)
  • Estações Semirrápidas: R$ 2,19/kWh + R$ 2,50 (taxa de desbloqueio)

Para carregar por completo um carro elétrico que consome em torno de 40 kWh, por exemplo, o custo em uma estação rápida é de aproximadamente R$ 104,60. Já em uma estação semirrápida, o valor é de R$ 89,10.

Santa Catarina tem a terceira maior frota de carros elétricos do país – Foto: Reprodução

O projeto “Eletroposto Celesc” foi criado em 2015 com o propósito de fomentar o mercado de veículos elétricos e estabelecer um corredor elétrico sustentável em Santa Catarina

A introdução das taxas de recarga marcou o início da fase de expansão do projeto. O corredor elétrico catarinense é desenvolvido em parceria com a Fundação CERTI e partiu de uma iniciativa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Prédio da Celesc

Desde 2015, a Celesc instalou um total de 66 estações de recarga de veículos elétricos em 35 cidades catarinenses – Foto: Celesc/Divulgação/ND

Os novos eletropostos que serão instalados em 2025, no entanto, deixam de integrar o projeto original para fazer parte do plano de negócios da Celesc. O próximo passo será o lançamento de uma chamada pública em dezembro, na busca de parceiros para ceder locais e receber as novas estações.

“Prevemos a implantação de estações rápidas em locais estratégicos e de maior circulação, e de estações semirrápidas de forma a pulverizar o acesso a estações por todo o estado, com alocações, em média, a cada 50 quilômetros de distância”, anunciou o diretor de Geração, Transmissão e Novos Negócios da Celesc, Elói Hoffelder.

“Estamos comprometidos em criar uma rede robusta que suporte o crescimento do número de veículos elétricos, que são essenciais à transição para um modal de transporte mais sustentável”, afirmou.

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