O curso é uma especialização lato sensu, na modalidade residência multiprofissional, com duração de 24 meses. Processo Seletivo de Residência Multiprofissional em Saúde da Família tem vagas para Santarém
Agência Pará/Divulgação
Candidatos interessados em participar da seleção para as vagas do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família para as populações do Baixo Amazonas têm poucos dias para fazer inscrição. O prazo já encerra no dia 1º de dezembro de 2024, e o período letivo para cumprimento da residência é de 2025 a 2027. O programa é vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva (Isco) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
As vagas são destinadas a profissionais de nível superior com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) nos cursos de Enfermagem, Odontologia e Farmácia, com disponibilidade para 60 horas semanais (dedicação exclusiva). Serão ofertadas 6 vagas para candidatos residentes no país, sendo: 2 vagas para profissionais de Enfermagem; 2 para profissionais de Odontologia; e 2 para profissionais de Farmácia.
As inscrições para o processo seletivo de candidatos ao Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, para o Período Letivo de 2025-2027 ocorrerão exclusivamente online, por meio do formulário eletrônico disponível aqui.
O curso é uma especialização lato sensu, na modalidade residência multiprofissional, com duração de 24 meses, em tempo integral, com atividades teórico-práticas (20%) e atividades práticas em formação em serviços de saúde (80%). Possui carga horária total de 5.760 horas, com atividades de segunda-feira a sábado, podendo ser utilizados os domingos e feriados quando necessário.
A formação em serviço (atividades práticas) será realizada sob a supervisão de preceptores locais, desenvolvidas em locais selecionados para tais atividades com a cooperação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) de Santarém.
Os campos das atividades práticas incluirão, entre outros locais, estágios em comunidades da região do Baixo Amazonas, Serviços de Atenção Primária à Saúde (Unidades Básicas de Saúde e Unidade Básica de Saúde Fluviais), Equipe Multiprofissional (eMulti), Unidades de Pronto Atendimento 24 horas, Hospitais Públicos, Serviços de Atendimento Especializado, etc.
A bolsa salário dos Programas de Residência Multiprofissional está fixada no valor de R$ 4.106,09, a partir de Portaria Interministerial, de outubro de 2021.
O objetivo da especialização é formar especialistas na Atenção Primária à Saúde com enfoque na Estratégia da Saúde da Família para o atendimento das populações do Baixo Amazonas (Campo, Floresta e das Águas), com visão holística capaz de promover ações interdisciplinares no atendimento à saúde, visando promover a qualidade de vida da população.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e região