A coalizão do presidente eleito terá de buscar alianças no Congesso: não terá maioria na Câmara e, no Senado, conquistou 16 das 30 cadeiras, ou seja, uma maioria apertada. Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai em corrida apertada
Imagem: TV Globo
O Uruguai elegeu no último domingo (24) um novo presidente para os próximos 5 anos. Yamandú Orsi é de uma aliança partidária de centro-esquerda.
Um dos primeiros compromissos do presidente eleito do Uruguai foi nos arredores de Montevidéu. Yamandú Orsi esteve na chácara do ex-presidente José Mujica para agradecer pelo apoio na campanha presidencial.
Os dois são colegas de partido e analistas uruguaios consideram Orsi herdeiro político de Mujica, que só tem saído de casa para tratamento de câncer em um hospital.
Mais cedo, Yamandú Orsi recebeu um telefonema do presidente Lula. Eles combinaram de se reunir durante a Cúpula do Mercosul, mês que vem.
Orsi disse que é preciso dar importância ao bloco, marcando diferença em relação ao presidente atual, Luis Lacalle Pou, que já declarou que o Mercosul é um bloco protecionista.
Orsi e o rival Álvaro Delgado, do Partido Conservador, chegaram à eleição no domingo (24) em empate técnico nas pesquisas.
Mas logo após a divulgação das sondagens de boca de urna e dos primeiros resultados da apuração, Delgado reconheceu a derrota e saudou o presidente eleito.
Yamandú Orsi obteve 52% dos votos. O mandato vai de 2025 a 2030.
A coalizão de centro-esquerda voltará ao poder depois de cinco anos de governo da centro-direita.
Orsi tem 57 anos. É professor de História e ex-prefeito de Canelones, o segundo maior estado do Uruguai.
Em seu discurso, Orsi e a vice, Carolina Cosse, prometeram governar para todos, em um esforço de união nacional. Orsi disse que busca uma sociedade mais integrada, em que ninguém ficará para trás.
O derrotado, Álvaro Delgado, declarou que é preciso respeitar a decisão das urnas e que Orsi tem a possibilidade de buscar acordos nacionais.
O Uruguai, com seus 3,4 milhões de habitantes, esteve até agora afastado dos níveis de polarização política de outros países.
A coalizão do presidente eleito terá de buscar alianças no Congesso: não terá maioria na Câmara e, no Senado, conquistou 16 das 30 cadeiras, ou seja, uma maioria apertada.
Em seu programa de governo, Yamandú Orsi se concentrou em propostas de políticas de proteção ambiental, apoio a pequenos produtores e políticas de inclusão social.
Ele disse que não faria nada radical na economia, que vem registrando inflação baixa e uma boa taxa de crescimento.
A principal preocupação dos uruguaios hoje é com a segurança pública. A taxa de homicídios, por exemplo, cresceu nos recentes governos de esquerda e não caiu muito na gestão de centro-direita, do atual presidente Lacalle Pou, ou seja, segue sendo um desafio.
LEIA TAMBÉM
EXCLUSIVO: Fantástico tem acesso às câmeras de segurança que registraram morte de advogada em MG
Tribunal de Justiça do Piauí lança módulo de IA para solicitação de medidas protetivas via WhatsApp
STJ diz que medidas protetivas para vítimas de violência podem valer por prazo indeterminado