O anis-estrelado, também chamado de anis-da-china, é uma planta originária da China e do Vietnã. Muito conhecida pelo seu uso culinário, ela também tem grande potencial em aliviar dores nas articulações, prevenir doenças como a artrite e fortalecer os ossos graças à sua capacidade de estimular a produção de colágeno.
Reduz dores nas articulações
A erva contém compostos bioativos , como ácido chiquímico e flavonóides, que ajudam a reduzir a inflamação nas articulações, responsável pelas dores nas articulações e doenças como a artrite.
Já os compostos antioxidantes do anis estrelado estimulam a produção de colágeno no corpo, que fortalece os ossos, melhora a elasticidade da pele e protege os tecidos conjuntivos.
Além disso, a erva contém vitaminas B e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, essenciais para a saúde dos ossos e das articulações.
Elimina fungos e repele insetos
Estudo publicado pela Phytotherapy Research mostrou que o anis-estrelado possui potentes propriedades antimicrobianas, devido a uma substância chamada anetol, presente na fruta seca. O anetol, por sua vez, possui propriedades contra bactérias e fungos.
Outra pesquisa, dessa vez publicada pela Universidade Nacional de Singapura, testou os componentes do anis estrelado contra insetos e descobriu que o composto ativo da planta apresenta efeitos tóxicos para os besouros adultos das espécies Tribolium castaneum e Sitophilus zeamais.
Entretanto, os insetos envenenados foram capazes de se recuperar após serem removidos da exposição à toxina. Portanto, o anetol presente no anis-estrelado apresentou atividade repelente muito fraca contra ambas as espécies de besouros, mas poderia ser usado de forma conjunta a outro repelente.
Como consumir o anis-estrelado
Ele pode ser consumido em forma de óleo essencial ou tempero, quando em pó.
Em seu formato natural, também pode ser usado para fazer chá. Basta colocar uma colher de sopa de anis-estrelado em uma xícara de água quente.
No entanto, é essencial consultar um médico antes de usar, evitar uso excessivo. Ele não é recomendado para gestantes, lactantes ou crianças.